Noticias Saúde
Pronto Socorro será o 1º do País a ser visitado por comissões do Senado
O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) será a primeira unidade de saúde pública do país a ser visitada por um grupo formado pelas Comissões de Direitos Humanos e de Assuntos Sociais do Senado Federal. A capital foi sugerida pelo membro da Comissão Nacional Pró-SUS, Márcio Bichara, e acatada pelo grupo.
Defensoria faz vistoria no PS
A Defensoria Pública do Estado fez uma vistoria no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), onde confirmou todas as denúncias feitas pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sidimed). A fiscalização teve a presença de 7 defensores, que percorreram toda a unidade de saúde. Eles presenciaram a falta de acomodações dignas, bem como a infraestrutura do prédio, que está precária. A superlotação é visível em todos os ambientes, sendo que os acompanhantes precisam dormir no chão, em baixo das macas.
O diretor com a mulher, Antônia, e a filha Giulia: ele já começou o tratamento
Marcos Paulo está em tratamento contra tumor no esôfago
O ator e diretor Marcos Paulo, da TV Globo, está em tratamento por conta de um pequeno tumor no esôfago, que foi diagnosticado precocemente em exames de rotina. Após a descoberta, o tumor começou a ser tratado através de quimioterapia, segundo contou ao EGO a mulher do diretor, Antônia Fontenelle. Marcos Paulo continua mantendo seu ritmo de trabalho.
Oxi é mais devastador e mais barato que o crack
A droga oxi ou oxidado, que é 80 vezes mais prejudicial que a cocaína e mata 30% dos usuários em 8 meses de consumo contínuo. Especialistas revelam que visualmente a semelhança entre os tipos é grande e até mesmo os usuários percebem a diferença, principalmente entre o oxi e o crack, somente no consumo, quando constatam a presença de combustível.
Médicos farão exame gratuito de glaucoma neste sábado
Médicos oftalmologistas de Cuiabá e Várzea Grande realizam amanhã (14-05) uma ação preventiva no Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá, para orientar a população sobre os riscos do glaucoma e a importância do exame médico para evitar a doença. A atividade ocorrerá das 8h às 12h, e integra o cronograma da 8ª Semana de Prevenção ao Glaucoma em Mato Grosso. Na ocasião, 20 profissionais irão fazer, gratuitamente, o exame de pressão ocular e do nervo ótico, procedimento que diagnostica a incidência ou riscos de ocorrência do glaucoma. Também serão realizadas palestras e haverá distribuição de material informativo.
Caos na saúde: pronto-socorro é um inferno, denuncia vítima de descaso
A falta de infraestrutura, de acomodação e de profissionais no Hospital Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSM) deixa pacientes e familiares revoltados. Jair Conceição da Silva, 42, viu o tio de 78 anos morrer após 11 dias de internação a espera por uma cirurgia. Ele fraturou o fêmur e aguardava em uma fila por operação com mais de 120 pessoas.
Mato Grosso ainda tem 56% que não se vacinaram contra gripe
Hoje é a data limite para que pessoas com 60 anos ou mais e gestantes em qualquer período de gravidez procurar as unidades de saúde mais próximas e se vacinarem contra a gripe. O dia marca o encerramento da campanha nacional (iniciada no último dia 25 de abril) e que, até o momento, atingiu a marca de 14,8 milhões de doses aplicadas. Crianças de seis meses a menores de dois anos também devem ser levados aos postos. Já para indígenas, as vacinações ocorrem nas aldeias onde residem.
Cápsula faz perder 10% do peso em um mês
A pholia negra faz com que o estômago demore mais tempo para fazer a digestão e, portanto, retarda a volta da fome. Já imaginou uma forma de emagrecer cerca de 10% do seu peso em 30 dias sem ter de fazer dieta nem ginástica? Pois esse é o feito de um composto medicinal, fabricado com plantas brasileiras, estudado por cientistas da USP (Universidade de São Paulo) com resultados muito positivos.
Produção de agrotóxico genérico é aprovada
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quinta (12), um projeto de lei que regulamenta a produção de agrotóxicos genéricos. Caso não haja votação em plenário a proposta será encaminhada para a Câmara Federal.
Longe da meta, SP recomenda prorrogar vacinação contra gripe
A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou nesta quinta-feira que decidiu indicar aos municípios paulistas a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe até a próxima sexta-feira, 20 de maio. A um dia do fim do prazo inicial para o encerramento da vacinação, apenas 3,7 milhões de pessoas foram imunizadas - a meta é que 5,5 milhões de paulistas recebam a dose.