Noticias Saúde
Transexual fará 1ª cirurgia de retirada de órgãos femininos pelo SUS em SP
O agente de saúde Alexandre Peixe dos Santos, de 38 anos, será submetido em abril à primeira cirurgia realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo de retirada dos órgãos reprodutores femininos de um transexual. É o primeiro passo para ele conquistar o corpo que sempre desejou. A operação para retirar útero, trompas e ovários está marcada para ocorrer no início do mês no Hospital Pérola Byington.
Médico de SP é novo secretário de saúde e mantém equipe
Chega ao fim o mistério feito pelo prefeito Chico Galindo (PTB) ao anunciar na tarde desta sexta-feira (25) o médico Antônio Pires Barbosa como novo secretário municipal de saúde em substituição a Maurélio Ribeiro, que pediu pra sair, em meio a contínua crise que a saúde vem enfrentando desde que havia assumido em 2009 na gestão de Wilson Santos (PSDB). Pires que também já foi diretor do Hospital Universitário Julio Muller (HUJM), afirmou durante sua posse, que vai manter a mesma equipe de Maurélio, pelo menos a princípio, até se interar e conhecer melhor a administração pública local. Também disse que a solução definitiva para a crise da saúde de Cuiabá, deve ser buscada com parcerias do Governo Estadual.
EUA autorizam remédio para tratar melanoma em estágio avançado
A FDA (agência americana de controle de medicamentos) autorizou a comercialização do Yervoy (ipilimumab) do laboratório Bristol Myers Squibb --um tratamento destinado a prolongar a vida das pessoas com melanoma em estágio avançado, segundo comunicado publicado nesta sexta-feira.
Sexo pode matar, alertam os estudos de pesquisadores norte-americanos
Explosões repentinas de atividade física, de moderada a intensa -como correr ou fazer sexo- aumentam significativamente o risco de um ataque cardíaco, especialmente em pessoas que não se exercitam regularmente, disseram pesquisadores dos Estados Unidos nesta terça-feira.
Iniciativa global planeja reduzir em 50% as hospitalizações por asma
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, são cerca de 300 milhões de pessoas com asma em todo o mundo. A doença é a principal causa de 250 mil mortes prematuras ao ano, passíveis de prevenção.
Senador quer debate sobre soluções para transporte
A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal quer o engajamento de usuários, empresas e representantes de entidades de classes ligadas ao setor de transportes às discussões em curso na Casa. A ideia foi debatida em audiência nesta quinta-feira, após a leitura de relatório de autoria do senador Blairo Maggi (PR-MT) que endossou a indicação de recondução de Cláudio Passos para o cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac.
Saúde lança campanha no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou hoje (24), em Brasília, uma nova campanha publicitária para alertar a população quanto ao principal sintoma da tuberculose: tosse por mais de três semanas. O objetivo é estimular a população a procurar diagnóstico precoce da doença nas unidades de saúde públicas e privadas. O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura seis meses. Quando realizado sem interrupções, o paciente é curado, além de deixar de transmitir a doença logo nas primeiras semanas.
Pílula anticoncepcional e cigarro, uma combinação perigosa
O número de adolescentes que faz uso das pílulas anticoncepcionais cresce gradativamente, porém, em boa parte dos casos sem a orientação médica. Na maioria dos casos o objetivo é evitar a gravidez indesejada, mas a falta de informação sobre como utilizar corretamente o medicamento pode comprometer sua eficácia e causar sérios danos à saúde.
Deputados "abortam" investigação na Saúde
Até mesmo os deputados que assinaram o requerimento para investigação na Secretaria de Estado de Saúde (SES) hoje voltaram atrás, após recomendação do líder do governo, Romaldo Júnior (PDMB), o que acabou derrubando o pedido feito pelo deputado Ademir Bruneto, líder do PT.
Paciente foi atendido em cima de uma mesa de escritório porque não havia leitos.
Paciente é atendido em cima de mesa de escritório no Pronto Socorro
A falta de estrutura no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá fez com que um paciente em estado grave fosse atendido em cima de uma mesa de escritório. O flagrante do paciente deitado na mesa aconteceu na última segunda-feira.