Noticias Saúde
Cerca de 42% da população não tem conhecimento sobre varíola do macaco
Nas últimas semanas a varíola do macaco que tem assustado o mundo chegou até o estado de Mato Grosso, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 2 pacientes dos 8 suspeitos foram confirmados positivos durante esta semana.
Um em cada cem nascidos tem cardiopatia congênita em todo o mundo
Segundo o diretor acadêmico da Escola Brasileira de Medicina (Ebramed), Leonardo Jorge Cordeiro, a cardiopatia congênita é uma malformação ou incompleta formação do coração e do sistema circulatório, que pode ocorrer nas primeiras oito semanas de gestação, fase do desenvolvimento embrionário cardíaco.
Mato Grosso registra 2 casos positivos para a varíola dos macacos
Ainda há a investigação de outros seis casos suspeitos em Mato Grosso, sendo dois em Várzea Grande, três em Rondonópolis (212 km ao Sul da Capital) e um em Sorriso (420 km ao Norte).
Mato Grosso investiga o quinto caso de varíola dos macacos
O caso, registrado em Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), trata-se de um paciente que chegou de viagem de região com registro de casos confirmados e que procurou atendimento na quarta-feira (3), em um ambulatório médico particular do município.
Municípios de MT relatam falta de medicamentos e insumos
As prefeituras foram contatadas entre 25 de maio a 20 junho passado, período em que a central de pesquisas da CNM telefonou para cada município em busca do profissional responsável pela assistência farmacêutica.
Vacinação infantil: campanha mira poliomielite e outras doenças
Os pais de crianças e adolescentes devem levá-los junto com suas cadernetas de vacinação para que as equipes de saúde possam identificar quais imunizantes precisam ser aplicados.
Estado notifica terceiro caso suspeito de varíola dos macacos
A equipe da Saúde já coletou amostras para exames, que foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e também para um laboratório particular.
Saúde orienta grávidas sobre prevenção à varíola dos macacos
Segundo a nota técnica, gestantes, puérperas e lactantes devem se manter afastadas de pessoas que apresentem febre e lesões cutâneas. Em casos de sintomas suspeitos, elas devem procurar ajuda médica. Para pacientes sintomáticos, a recomendação é manter isolamento por 21 dias e monitorar os sinais da doença. Caso persistam, a orientação é repetir o teste.
Vacina inativada da pólio faz 10 anos nos postos com baixa adesão
Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), as doses previstas para a vacina inativada contra a pólio atingiram a meta pela última vez em 2015, quando a cobertura foi de 98,29% das crianças nascidas naquele ano.
Primeiras vacinas contra varíola dos macacos devem chegar em setembro
Apenas profissionais de saúde que manipulam as amostras recolhidas de pacientes e pessoas que tiveram contato direto com doentes serão vacinados. O esquema de vacinação será feito em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.