Noticias Saúde
Sexo pode matar, alertam os estudos de pesquisadores norte-americanos
Explosões repentinas de atividade física, de moderada a intensa -como correr ou fazer sexo- aumentam significativamente o risco de um ataque cardíaco, especialmente em pessoas que não se exercitam regularmente, disseram pesquisadores dos Estados Unidos nesta terça-feira.
Iniciativa global planeja reduzir em 50% as hospitalizações por asma
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, são cerca de 300 milhões de pessoas com asma em todo o mundo. A doença é a principal causa de 250 mil mortes prematuras ao ano, passíveis de prevenção.
Senador quer debate sobre soluções para transporte
A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal quer o engajamento de usuários, empresas e representantes de entidades de classes ligadas ao setor de transportes às discussões em curso na Casa. A ideia foi debatida em audiência nesta quinta-feira, após a leitura de relatório de autoria do senador Blairo Maggi (PR-MT) que endossou a indicação de recondução de Cláudio Passos para o cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac.
Saúde lança campanha no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou hoje (24), em Brasília, uma nova campanha publicitária para alertar a população quanto ao principal sintoma da tuberculose: tosse por mais de três semanas. O objetivo é estimular a população a procurar diagnóstico precoce da doença nas unidades de saúde públicas e privadas. O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura seis meses. Quando realizado sem interrupções, o paciente é curado, além de deixar de transmitir a doença logo nas primeiras semanas.
Pílula anticoncepcional e cigarro, uma combinação perigosa
O número de adolescentes que faz uso das pílulas anticoncepcionais cresce gradativamente, porém, em boa parte dos casos sem a orientação médica. Na maioria dos casos o objetivo é evitar a gravidez indesejada, mas a falta de informação sobre como utilizar corretamente o medicamento pode comprometer sua eficácia e causar sérios danos à saúde.
Deputados "abortam" investigação na Saúde
Até mesmo os deputados que assinaram o requerimento para investigação na Secretaria de Estado de Saúde (SES) hoje voltaram atrás, após recomendação do líder do governo, Romaldo Júnior (PDMB), o que acabou derrubando o pedido feito pelo deputado Ademir Bruneto, líder do PT.
Paciente foi atendido em cima de uma mesa de escritório porque não havia leitos.
Paciente é atendido em cima de mesa de escritório no Pronto Socorro
A falta de estrutura no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá fez com que um paciente em estado grave fosse atendido em cima de uma mesa de escritório. O flagrante do paciente deitado na mesa aconteceu na última segunda-feira.
Tuberculose ainda mata 4,7 mil pessoas por ano no Brasil
A tuberculose, doença que pode ser prevenida, tratada e curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. Os dados são do Fundo Global Tuberculose Brasil, que preparou ações em todo o País para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado nesta quinta-feira.
Ministério da Saúde destina R$ 61,7 milhões para estrutura das campanhas de vacinação de 2011
O Ministério da Saúde definiu nesta quarta-feira (23) os valores que cada estado e o Distrito Federal receberão para operacionalizar as campanhas de vacinação contra a gripe comum, poliomielite e raiva animal que acontecem anualmente em todo o país. Os recursos serão utilizados na montagem da infra-estrutura das campanhas como compra de gelo, isopor, combustível para transporte de vacinas e equipes, ajuda de custo para alimentação, confecção de material informativo (folders, filipetas) entre outras despesas necessárias para a execução desta ação.
Hospitais federais do Rio preparam equipe de força tarefa contra a dengue
A formação da primeira equipe destacada pelo Ministério da Saúde para atuar na redução do número de mortes por dengue começou nesta quarta-feira (23/03) um curso de capacitação no Departamento de Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro. O Grupo de Apoio é formado por 30 médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem dos seis hospitais federais no Rio e está a disposição para ser enviado em abril para os estados que enfrentam epidemia da doença.