Noticias Saúde
Mato Grosso investiga o quinto caso de varíola dos macacos
O caso, registrado em Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), trata-se de um paciente que chegou de viagem de região com registro de casos confirmados e que procurou atendimento na quarta-feira (3), em um ambulatório médico particular do município.
Municípios de MT relatam falta de medicamentos e insumos
As prefeituras foram contatadas entre 25 de maio a 20 junho passado, período em que a central de pesquisas da CNM telefonou para cada município em busca do profissional responsável pela assistência farmacêutica.
Vacinação infantil: campanha mira poliomielite e outras doenças
Os pais de crianças e adolescentes devem levá-los junto com suas cadernetas de vacinação para que as equipes de saúde possam identificar quais imunizantes precisam ser aplicados.
Estado notifica terceiro caso suspeito de varíola dos macacos
A equipe da Saúde já coletou amostras para exames, que foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e também para um laboratório particular.
Saúde orienta grávidas sobre prevenção à varíola dos macacos
Segundo a nota técnica, gestantes, puérperas e lactantes devem se manter afastadas de pessoas que apresentem febre e lesões cutâneas. Em casos de sintomas suspeitos, elas devem procurar ajuda médica. Para pacientes sintomáticos, a recomendação é manter isolamento por 21 dias e monitorar os sinais da doença. Caso persistam, a orientação é repetir o teste.
Vacina inativada da pólio faz 10 anos nos postos com baixa adesão
Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), as doses previstas para a vacina inativada contra a pólio atingiram a meta pela última vez em 2015, quando a cobertura foi de 98,29% das crianças nascidas naquele ano.
Primeiras vacinas contra varíola dos macacos devem chegar em setembro
Apenas profissionais de saúde que manipulam as amostras recolhidas de pacientes e pessoas que tiveram contato direto com doentes serão vacinados. O esquema de vacinação será feito em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
Após registros de sarna humana, Secretaria de Saúde de Cáceres (MT) alerta risco para a doença
É uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo, como ocorre entre pessoas que moram na mesma casa ou frequentam ambientes com grande aglomeração de pessoas, como escolas e creches.
Cuiabá notifica 2 casos suspeitos de varíola do macaco, diz Saúde
A SES informa que os exames para confirmação ou não dos casos já estão no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) ,e serão encaminhados para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional para análise do material.
Brasil registra primeira morte por varíola dos macacos
O primeiro caso europeu foi confirmado em 7 de maio em um indivíduo que retornou à Inglaterra da Nigéria, onde a varíola dos macacos é endêmica. Desde então, países da Europa e da Ásia, assim como Estados Unidos, Canadá e Brasil, confirmaram casos.