Noticias Saúde
Poupa feita de açaí mal lavado pode transmitir doença de Chagas
O protozoário causador da doença de Chagas sobrevive na polpa do açaí mal higienizado, mesmo que o produto seja congelado a -20°C. Somente a correta pasteurização - tratamento térmico que envolve aquecimento e rápido resfriamento - consegue eliminar o microrganismo. Esse é o resultado de uma pesquisa inédita liderada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Eventos marcam Dia Mundial da Mucopolissacaridose em Salvador
15 de maio é o Dia Mundial da MPS (Mucopolissacaridose), doença metabólica hereditária causada por erros inatos do metabolismo que determina a diminuição da atividade de determinadas enzimas, que atuam numa estrutura da célula chamada lisossomo. Para marcar essa data, a Associação Baiana de Familiares e Amigos de Portadores de Mucopolissacaridores (ABAMPS) promove um evento destinado a aproximar pacientes, familiares, médicos e profissionais envolvidos no tratamento da doença.
Pneumologistas do Rio de Janeiro levam população a tour pelo interior de um pulmão gigante
Entre os dias 27 e 30 de maio de 2010, um pulmão gigante será a grande atração do Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro. O inflável de 190 m2 reproduz o pulmão humano, permitindo que o público entre pela traqueia e conheça todas as particularidades do órgão e os principais problemas que o atingem.
Recreação e palestras marcam o Dia Mundial da MPS em São Paulo
15 de maio é o Dia Mundial da MPS (Mucopolissacaridose), doença genética rara, degenerativa, causada por erros inatos do metabolismo. Para marcar a data e alertar a sociedade sobre a doença, seus sintomas e formas de tratamento, a Associação Paulista de Familiares e Amigos de Portadores de Mucopolissacaridores, promove, no próximo dia 15, uma manhã de recreação e palestras no Clube Escola Jardim São Paulo, na zona norte da capital paulista.
O trabalho adicional pode afetar o metabolismo ou encobrir estados depressivos, ansiedade ou falta de sono.
Estudo afirma que fazer hora extra aumenta risco de doenças cardíacas
Trabalhar três horas a mais além do normal expõe as pessoas a um risco 60% maior de desenvolver problemas cardíacos, segundo um estudo publicado pelo European Heart Journal. Segundo a pesquisa, uma jornada de trabalho normal gira em torno de 7 a 8 horas diárias.
Mato Grosso é o quinto em casos de dengue no Brasil
O Ministério da Saúde registrou do dia 1º de janeiro até o dia 3 de abril, 447.769 casos de dengue em todo o país. O número representa um incremento de 79,85% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram notificados 248.970 casos. O balanço, divulgado nesta segunda-feira, apontou Mato Grosso em quinto lugar no “ranking” da dengue, com 998,3 casos registrados por cada 100 mil habitantes.
O Ministério da Saúde tem razão: sexo pode lhe fazer bem
Primeiro foi o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e logo depois o sempre verborrágico presidente Luís Inácio Lula da Silva para ir a público defender a prática do coito como santo remédio para os problemas no seu corpo. É lógico que imediatamente surgiu na internet um e-mail criativíssimo e sem autor brincando com o assunto e fazendo perguntas extremamente importantes como "posso abater gastos com motel, bordel e sex shop do meu imposto de renda?" ou "posso justificar faltas no trabalho com recibo de motel alegando que estava me tratando?" e ainda "travesti é medicamento genérico e boneca inflável é placebo?".
Britânico, 11, trava batalha contra anorexia
A maioria dos garotos da idade do britânico Taylor Kerkham estaria passando seu tempo brincando com os amigos, andando de bicicleta, subindo em árvores ou talvez chateando os vizinhos.
Os pacientes receberam o mesmo tratamento por telefone, com ligações que duraram entre 21 e 52 minutos
Estudo diz que tratar depressão por telefone pode ser tão eficiente quanto no consultório
Um estudo conduzido pela Universidade Brigham Young (BYU), nos Estados Unidos, mostrou que tratar a depressão por telefone é quase tão eficiente quanto o tratamento presencial. O estudo será publicado na edição de junho da revista Behavior Therapy. O resultado do estudo divide os médicos consultados pelo R7. O CFM (Conselho Federal de Medicina) não reconhece a prática.
Número de diabéticos aumenta oito vezes em 25 anos
Nº de diabéticos no Brasil aumenta oito vezes em 25 anos
A causa desse crescimento no número de diabéticos se deve, principalmente, ao estilo de vida das pessoas. A má alimentação, a falta de exercícios físicos e o estresse ajudam no desenvolvimento da doença.