Noticias Saúde
Substância que aumenta a massa muscular é liberada
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira (27) novas regras para alimentação de atletas que, entre outras medidas, libera a comercialização de suplementos de creatina e de cafeína no país. Até a edição da nova portaria, que será publicada até a próxima segunda-feira (3), essas substâncias eram comercializadas irregularmente para atividades de alto rendimento.
Anvisa libera cafeína e creatina para atletas
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu autorizar o uso da cafeína e da creatina como alimentos para atletas profissionais. Antes, as duas substâncias só eram permitidas em alguns tipos de medicamento.
Saiba o que é Mielodisplasia
Facilmente confundida com anemia, a mielodisplasia origina-se de mutações em células-tronco da medula óssea, que são responsáveis pela formação de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas do sangue. As células apresentam anormalidade de tamanho, na forma e na organização, e se essa disfunção não for tratada pode virar uma leucemia aguda.
3D causa mais fadiga visual que computador
Os filmes, TVs e games 3D estão se transformando em um tremendo desconforto para uma parcela significativa da população. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, autor de três estudos sobre os efeitos do computador na visão, a exposição à projeção 3D pode aumentar em até 10 vezes a fadiga visual experimentada em frente ao micro.
Lei dos remédios fracionados é desrespeitada no Brasil
Farmácias do Brasil desrespeitam lei do remédio fracionado
O Brasil é um dos maiores consumidores de remédios do mundo, mas muitos deles vão parar no lixo porque acabam não sendo usados. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estima que os brasileiros joguem fora cerca de R$ 20 bilhões em remédios por ano.
Especialista diz que "saudabilidade" e "sensorialidade" são as grandes tendências
Shoppings apostam agora em "fast food saudável" para atrair cliente
Fast-food saudável parece uma contradição de termos, mas é uma tendência que vem ganhando força nos shopping centers. Pesquisas apontam que, ao mesmo tempo em que buscam uma alimentação rápida, os frequentadores das praças de alimentação estão preocupados com o conteúdo nutricional de sua refeição e o efeito que ela terá em sua saúde.
Cuiabá é a décima capital do país em número de hipertensos, diz pesquisa
De acordo com o Vigitel, o sistema de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Cuiabá é a décima capital brasileira em número de hipertensos. Com 23,9% de pessoas com problemas ligados ao coração, a capital do Estado só fica atrás do Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Campo Grande, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio Branco e João Pessoa. Na capital carioca, o pencentual chega a 28%. Em Palmas (TO), a última colocada, o índice é 14,9%.
Ministério da Saúde prorroga prazo para vacinação contra gripe H1N1
Prorrogada vacinação contra gripe H1N1 em todos os estados
O Ministério da Saúde prorrogou em todo o país até o dia 7 de maio o prazo para vacinação dos grupos que já estiveram em outras fases da campanha de combate ao vírus Influenza A (H1N1). Segundo os dados da pasta, já forma vacinadas 36,9 milhões de pessoas contra a doença.
Ministério da Saúde: 63% dos idosos declaram ter hipertensão
Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira mostra que 63% dos idosos brasileiros afirmam ter hipertensão. Entre a população adulta, o percentual é de 24,4%. A pesquisa foi apresentada durante o lançamento da campanha nacional de prevenção e combate à hipertensão no Brasil. De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a campanha vai incentivar a prática de atividades físicas e a melhoria da qualidade da alimentação em todas as faixas etárias da população.
Ministro recomenda sexo cinco vezes ao dia para evitar hipertensão
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou que os brasileiros pratiquem sexo cinco vezes por semana para evitar problemas cardiovasculares. "O deputado Darcísio Perondi disse que é preciso fazer sexo cinco vezes por dias, mas fazendo cinco vezes por semana é importante para manter uma vida saudável", disse hoje o ministro durante o lançamento oficial da campanha de Prevenção e Combate à Pressão Alta, em Brasília.