Noticias Nacional
DF: maioria dos casos de violência contra idosos é psicológica
A Defensoria Pública do Distrito Federal realizou nesta sexta-feira, na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, mutirão para oferecer orientação para idosos que sofreram algum tipo de violência. Segundo dados da defensoria, o maior número de casos de violência é a psicológica, com 53% dos casos, seguida de negligência (33%) e exploração financeira (30%). O mutirão faz parte das ações de comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Diadema reduz 90% de homicídios 10 anos após fechar bares
Dez anos depois de implementar a Lei 2.107/02, que ficou conhecida como Lei de Fechamento de Bares, a cidade de Diadema, na Grande São Paulo, registrou uma redução na taxa de homicídios de 90%. Apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das dez melhores políticas públicas de combate ao consumo de álcool, a lei, junto com outras políticas públicas, foi determinante para a diminuição no número de homicídios na cidade, que em 1999 tinha a maior taxa de assassinatos do estado de São Paulo: 102,8 mortes para cada 100 mil habitantes. Em 2011, esse índice caiu para 9,52 para cada 100 mil habitantes.
MP deve pedir prisão preventiva de Elize Matsunaga na segunda
O Ministério Público de São Paulo vai pedir, na próxima semana, que Elize Matsunaga - assassina confessa do ex-executivo da Yoki Marcos Matsunaga - aguarde, na prisão, pela data de seu julgamento. De acordo com o jornal SPTV, da Rede Globo, a prisão temporária de Elize vence no próximo dia 21.
Collor chama de covardia ausência de chefes de Estado na Rio+20
O senador Fernando Collor criticou nesta sexta-feira a ausência de alguns chefes de Estado na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. "Eu acho uma covardia a ausência de alguns líderes que anunciaram que não vão vir. Essa conferência trata do futuro da humanidade", disse o ex-presidente ao participar de um evento em celebração aos 20 anos da Eco92, a primeira conferência da ONU realizada no Rio de Janeiro.
Cineasta Carlos Reichenbach será enterrado nesta sexta em São Paulo
O cineasta Carlos Reichenbach será enterrado nesta sexta-feira (15), às 17h, no cemitério Redentor, na zona oeste de São Paulo.
Correios querem parar entrega de passaporte por consulado dos EUA
Os Correios vão notificar o consulado dos Estados Unidos para que o envio de passaportes pare por meio da DHL, empresa terceirizada que faz o serviço. A estatal diz que a atividade é ilegal, pois ela detém o monopólio postal no país.
Violência contra a mulher: INSS vai cobrar benefícios de agressores
A partir de agosto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a cobrar de agressores, na Justiça, o valor das indenizações pagas a mulheres vítimas de violência. Ainda não há previsão de quantas ações serão protocoladas, mas já estão em análise 8 mil casos enviados pela Delegacia da Mulher do Distrito Federal, que foram os primeiros a enviar os processos. O INSS vai firmar convênio com ministérios públicos estaduais para que sejam enviados casos de vítimas de violência contra a mulher que tenham recebido pagamento de benefícios pelo INSS.
Mulher cai do 4º andar de loja em Ipanema, no Rio
Uma mulher caiu do quarto andar de uma loja em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (14). De acordo com informações da 14º DP (Leblon), a vítima foi identificada como Georgina Arce, uma das organizadoras do evento que acontecia no local.
Polícia suspeita que dono tenha escondido arma na mochila da criança
Professora leva susto ao achar revólver carregado na mochila de bebê de 1 ano
Uma professora do Centro de Educação Municipal Infantil (Cemei), no bairro Campos do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, levou um susto na manhã desta quarta-feira (14). Durante inspeção de rotina no material dos alunos, ela encontrou um revólver calibre 38, carregado com munição, na mochila de um menino de um ano e meio.
Bebê recém-nascido é achado por caminhoneiro em posto de gasolina
Um bebê recém-nascido, com um dia de vida, foi encontrado por um caminhoneiro no posto Radial A, na cidade de Camaçari, vizinha à capital, nesta quarta-feira (13). Segundo uma testemunha, um caminhoneiro reparou a presença da criança no momento em que ele iria ligar o veículo e acionou a polícia.