Noticias Meio Ambiente
Mato Grosso começa 2010 liderando desmatamentos
Os primeiros dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 2010 apontaram que Mato Grosso responde por quase 70% do total de área desmatada em toda a Amazônia nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Do total de 208,2 quilômetros quadrados identificados como devastação, 143,4 quilômetros quadrados foram dentro do território mato-grossense.
Temporada de furacões em 2009 foi a mais calma em 12 anos
Temporada de furacões no Atlântico será mais intensa em 2010, diz estudo
A temporada deste ano de furacões no Atlântico será mais intensa do que a média, segundo afirma um estudo divulgado por dois especialistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.
Mato Grosso registra maior área desmatada este ano, aponta Inpe
A Amazônia perdeu uma área de pelo menos 208,2 quilômetros quadrados (km²) nos meses de janeiro e fevereiro de 2010. Os números são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgados hoje (8) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Mato Grosso concentra desmate, detectam satélites federais
Os satélites do governo federal detectaram alertas de desmatamento numa área de 208 km2 da região amazônica no primeiro bimestre deste ano. Mato Grosso voltou a liderar a triste situação.
Tangará e Nova Ubiratã tem mais queimadas no primeiro trimestre
Os municípios de Tangará da Serra e Nova Ubiratã são os campeões em focos de queimadas no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE. Cada um aparece com 21 registros, entre 1º de janeiro a 31 de março. Na relação ainda aparecem Diamantino, com 20, Água Boa - 17, Porto Esperidião - 15, São Feliz do Araguaia - 15, Querência - 15 e Nova Mutum, também com 15 focos.
Milhões de tartarugas morreram em redes de pesca nas últimas décadas, diz estudo
Milhões de tartarugas marinhas foram mortas nas últimas duas décadas após ficarem presas em equipamentos de pesca, de acordo com uma pesquisa mundial publicada na revista científica Conservation Letters.
Sema alerta sobre necessidade de vistoria para realização de festival de pesca
Todos os anos vários municípios sediam eventos de festival de pesca, no entanto, para que este evento aconteça é necessário que algumas normas sejam cumpridas pela cidade. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros e as diretorias regionais fazem um trabalho de avaliação do local que vai acontecer o evento. Alguns procedimentos devem estar devidamente em concordância com as questões ambientais.
Carros elétricos despertam interesse, mas custo dificulta
Os carros elétricos vêm apresentando forte desempenho, com incentivos e novos modelos que fazem deles opções realistas, mas a atenção que estão despertando pode destacar suas falhas na comparação com os modelos acionados a gasolina ou diante de alternativas como os biocombustíveis.
Objetivo é conter incêndios florestais para não comprometer compromissos internacionais em relação às emissões de CO2
Decretada emergência em MT
Por conta do alto número de focos de calor e queimadas registradas durante o período da seca em 2009, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) decretou estado de emergência ambiental em Mato Grosso e em outras 13 unidades federativas este ano. A Portaria nº 98, de 1º de abril de 2010, publicada no Diário Oficial da União que circulou ontem, foi o primeiro ato da ministra Izabella Teixeira, que assumiu a pasta no dia 31 de março. O objetivo é conter os incêndios florestais para não comprometer os compromissos internacionais do Brasil em relação às emissões de gás carbônico (CO2), maior contribuidor do aquecimento global.
Maia realiza primeira reunião de trabalho com superintendentes
O secretário de Estado de Meio Ambiente, coronel PM Alexander Torres Maia realizou nesta segunda-feira (05.04) sua primeira reunião de trabalho com os oito superintendentes da Sema. Na reunião os técnicos da Secretaria falaram rapidamente sobre a atuação de cada área. Maia falou sobre as bases da sua gestão frente a pasta, metas e diretrizes.