Noticias Meio Ambiente
Ibama autua fazendeiro em mais de R$ 11 milhões no Nortão do MT
Agentes Ambientais Federais de Minas Gerais autuaram, em R$ 11.173.270,00, um fazendeiro do município de Nova Ubiratã, a 494 km ao norte de Cuiabá, MT, por desmatar sem autorização 2.234,65 hectares de mata nativa da Floresta Amazônica. Os agentes do Ibama utilizaram um helicóptero para constatar o desmate. O local foi embargado a fim de permitir a regeneração da floresta, sob pena de nova autuação caso sejam retomadas as derrubadas.
Contra o aquecimento global, 72 cidades brasileiras apagam as luzes
A demanda por energia vem crescendo a cada ano nesta parte do país. Em 2008, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética, só a região Norte consumiu 23.873 GW / hora de energia. Os estados do Maranhão e de Mato Grosso, que compõem a Amazônia Legal, consumiram juntos 16.190 GW / hora de energia no mesmo ano.
Guia de Campo caracteriza flora mato-grossense
O secretário de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, participou nesta quinta-feira (25.03), no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, do lançamento do “Guia de Campo – Caracterização de Tipologias Vegetais de Mato Grosso”. O Guia, elaborado por técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), permitirá a acadêmicos, pesquisadores e agentes do setor florestal identificar as diferentes fitofisionomias presentes em Mato Grosso. Estiveram presentes ao lançamento, a superintendente de biodiversidade, Eliane Fachim, os escritores do trabalho e responsáveis pela pesquisa, Elton Antônio Silveira (Biólogo, Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) e Hélida Bruno Nogueira Borges (Engenheira Florestal e Doutora em Biologia Vegetal), ambos funcionários da Sema.
Além de cortar emissões de CO2, é preciso diminuir o desmatamento na Amazônia para conter o aquecimento global
aquecimento causa escassez de água que afetará 77 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe em 2020
Aquecimento global pode provocar extinção da floresta amazônica
O aquecimento global pode provocar uma drástica extinção da floresta amazônica e uma escassez de água que afetará 77 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe em 2020, segundo um relatório do Banco Mundial (Bird) apresentado nesta quinta-feira (25) em Lima, no Peru.