Noticias Meio Ambiente
Onda de calor provoca "invasão" de crocodilos no México
Uma forte onda de calor está provocando uma "invasão" de crocodilos no Estado de Tabasco, no sudeste do México.
Ibama apreende 270 mil sacas de soja em Mato Grosso
O Ibama em Mato Grosso já apreendeu mais de 270 mil sacas de soja ilegal plantadas em áreas embargadas no município de Bom Jesus do Araguaia, localizado a mil quilômetros de Cuiabá. Dos 5,2 mil hectares de grãos plantados numa fazenda, 3,6 mil hectares estão dentro das terras indígenas Maraiwatsede, dos índios Xavantes.
Efetivo para fiscalização de crimes ambientais tem desfalque de 76%
Desmate pode voltar a crescer no Estado com greve do Ibama
A greve iniciada por agentes que fiscalizam delitos ambientais em Mato Grosso pode voltar a impulsionar o desmatamento no Estado. O temor é apontado pelo superintendente regional do órgão, Ramiro Hofmeister de Almeida Martins Costa, sobretudo após o ato de protesto dos analistas ambientais, que formalizaram ontem a abertura de mão das nomeações como fiscais.
Servidores fazem protesto em frente à superintendência do Ibama, em Cuiabá
Greve no Ibama põe MT sob risco de desmatamento
Em um ato de protesto, agentes federais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso colocaram à disposição da superintendência regional as portarias que permitem aos analistas e técnicos ambientais assumirem a responsabilidade de fiscal. Com a portaria, o servidor passa a ter competência para lavrar autos de infração, termos de embargo e apreensão.
Alysson Paolinelli - Palestra sobre A necessidade da sustentabilidade na pecuária
Clima e sustentabilidade é tema de debate no Enipec 2010
As problemáticas relacionadas ao aquecimento global e a dualidade entre a produção agroindustrial e a sustentabilidade foram as tônicas da palestra magna realizada na manhã desta quarta-feira (05.05), no Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010). O evento, que começou nesta segunda (03.05), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, reúne representantes de todo mundo para debater e trocar experiências na área dos agronegócios.
Mato Grosso terá temperaturas acima da média nesse trimestre
Segundo previsões do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a aproximação da estação seca trará temperaturas mais altas do que o normal em boa parte do Estado e escassez de chuvas em algumas regiões a partir deste trimestre (maio, junho e julho). Previsão climática da meteorologia indica que o fenômeno El Niño está enfraquecendo e já não influencia o clima em Mato Grosso.
MP promove "Seminário Regional Ambiental" em Tangará da Serra
Na próxima sexta-feira (07.05), o Ministério Público Estadual (MPE) promoverá o "Seminário Regional Ambiental - MP e Sociedade", no município de Tangará da Serra (230 km de Cuiabá). O evento é o primeiro de uma série que ocorrerá em mais seis municípios do Estado. A programação contará com palestras apresentadas por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em Tangará da Serra, o Seminário terá início às 8h, no Auditório do Centro Cultural.
Palestra magna discute novo Código Florestal Brasileiro
O novo Código Florestal Brasileiro é o tema de debate da palestra magna realizada no Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010), que começou nessa segunda-feira (03.05) e vai até esta quarta (05.05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento reúne representantes de todo mundo para debater e trocar experiências na área dos agronegócios.
MT responde por 39% da degradação, aponta Imazon
Mato Grosso foi responsável pelo desmate de 39% do total da área devastada na Floresta Amazônica em março de 2010. O Estado e o Pará (45%) juntos corresponderam à principal parcela de degradação no mês, quando a área teve 76 quilômetros quadrados de corte registrado, apesar de apenas 37% terem sido monitorados, em virtude do acúmulo de nuvens no restante.
Já são 430 ocorrências em todo Estado, número 700 vezes maior do que registrado em 2008
Queimadas têm aumento de 62% em MT
Mato Grosso registra aumento de 62% no número de focos de queimadas entre os meses de janeiro e abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com relatório de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até 29 de abril, foram 430 ocorrências no Estado, tendo apenas um satélite como referência. O número é 700 vezes maior que 2008, quando foram apenas 51 focos.