Noticias Meio Ambiente
Flórida pode ter danos ambientais devastadores se atingida pela mancha
Cientistas alertam que se atingir a costa do Estado da Flórida, que já decretou estado de emergência, o derramamento de petróleo originado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon, no golfo do México, pode causar impactos ambientais devastadores.
Mancha de petróleo no golfo do México já triplicou de tamanho
A área da mancha de petróleo formada após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, no golfo do México, já triplicou de tamanho rapidamente neste sábado (1º), aumentando a tensão entre os especialistas de que o desastre possa ser muito maior do que o estimado há dois dias.
Seminário Técnico vai discutir REDD em Mato Grosso
O Grupo de Trabalho de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de Mato Grosso, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Instituto Centro de Vida (ICV) e The Nature Conservance (TNC) realizam nos dias 5 e 6 de maio, Seminário Técnico sobre REDD Estadual na Amazônia.
Aquecimento global pode aumentar casos de malária na Amazônia, diz pesquisador
Um verão amazônico fora de época, em 2007, foi suficiente para cientistas verificarem que o aquecimento global pode multiplicar o número de casos de malária na Amazônia.
Desmatamento cai 42% na Amazônia Legal e aumenta 14% no PA
De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nesta quinta-feira, a área desmatada em toda a Amazônia Legal, entre agosto de 2008 e julho de 2009, foi de 7.464 km². De acordo com a entidade, o número representa uma queda de 42% no desflorestamento em relação ao mesmo período de 2007-2008. No Entanto o Estado do Pará teve aumento de 14% na derrubada da floresta.
Destaque ao desmate em MT
Dois estudos internacionais divulgados esta semana reforçam o alarme sobre os danos causados pelo homem à Floresta Amazônica e, especificamente, em Mato Grosso. Juntos, os estudos sugerem que o Estado, fronteira agrícola, seja o grande responsável por elevar o Brasil à condição de país que mais desmatou sua cobertura florestal entre 2000 e 2005 – foram 165 mil km2 devastados no período, 26 mil por ano na área amazônica.
Gelo flutuante global está em constante recuo, indica estudo
O gelo flutuante do mundo está em recuo constante, o que mostra uma instabilidade que vai elevar o nível do mar, segundo um relatório publicado na "Geophysical Research Letters" nesta quarta-feira. As geleiras estavam desaparecendo de forma estável ao longo dos últimos dez anos, de acordo com a primeira medida realizada.
Debate "RSE na Mídia" vai tratar da sustentabilidade nas eleições 2010
“A imprensa como indutora da sustentabilidade na pauta política”. Esse é o tema do debate de abertura da Conferência Internacional Ethos 2010, no dia 11 de maio, das 15h às 18h, no Hotel Transamérica, em São Paulo (Av. das Nações Unidas, 18.591), com entrada franca.
Brasil lidera lista de desmatamento entre 2000 e 2005
A superfície florestal diminuiu 3,1% entre 2000 e 2005 no mundo, segundo um estudo baseado em observações por satélites publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos, estimando que o Brasil foi o país que sofreu a maior redução de suas matas.
Estudo revela que superfície florestal mundial diminuiu 3,1% de 2000 a 2005
A superfície florestal diminuiu 3,1% entre 2000 e 2005 no mundo, com as matas boreais representando um terço desta perda, seguidas pela zonas florestais tropicais úmidas, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira, baseado em observações por satélites.
