Noticias Meio Ambiente
Estado concentra 70% da exploração ilegal de madeira na Amazônia
Levantamento da Rede Simex (Imazon, Imaflora e ICV) aponta que sete em cada dez hectares de florestas com exploração madeireira não autorizada na Amazônia estão em Mato Grosso.
Crise climática e ação humana estão levando o Pantanal ao desequilíbrio
Misto de campos abertos, cerrados e florestas, a macrorregião abriga a maior planície inundável do planeta e compõe, juntamente com a região do Chaco, situada mais ao Sul, um complexo de áreas úmidas com grande biodiversidade, que fornece serviços ecossistêmicos e culturais para o Brasil, a Bolívia e o Paraguai.
Polícia Ambiental flagra garimpo ilegal e multa proprietário em R$ 809,1 mil
A ocorrência foi registrada como fazer funcionar empreendimento potencialmente poluidor sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, descumprimento de embargo e dificultar regeneração natural de floresta ou demais formas de vegetação nativa.
Governo reavalia lista de risco, que proibia a pesca do pintado
A suspensão da vigência vai até 5 de dezembro, coincidindo com o início do período do defeso, quando a pesca é suspensa para a reprodução dos peixes. Na maior parte das bacias, o defeso vigora até o último dia do mês de fevereiro do ano seguinte.
Proibição da pesca nos rios de MT começa no dia 3 de outubro
O padrão da atividade reprodutiva dos peixes nos rios de Mato Grosso foi constatado por monitoramento e pesquisa feitos por especialistas da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que monitoram os peixes.
Proibição da pesca do pintado no Brasil é adiada; Mato Grosso discute a forma correta de manejo do peixe
O Ministério do Meio Ambiente publicou, nessa segunda-feira (6), a portaria 229, que adia a proibição da pesca de pintado no Brasil. Em Mato Grosso, a secretária de meio ambiente, Mauren Lazzaretti, explicou que os trabalhos estão voltados em acompanhar as discussões técnicas sobre o assunto para estabelecer a forma correta de manejo do pintado no Estado.
Macaco do Cristalino entra na lista de ameaçados de extinção
Um dos “moradores” mais valiosos do Parque Estadual do Cristalino, em Novo Mundo (785 km ao Norte de Cuiabá), o macaco-aranha-de-cara-branca acaba de entrar para uma triste lista: a das espécies de primatas no mundo que correm riscos de morte.
Saída de MT da Amazônia Legal pode contribuir para aumento de malária e dengue, diz pesquisadora
A saída de Mato Grosso da Amazônia Legal pode contribuir para o aumento de doenças como a malária e a dengue no estado, principalmente na região norte, segundo a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Cristiana Alves de Brito. Na Câmara dos Deputados, o projeto foi encaminhado ao Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS ) para análise.
Em 1 mês, Bacia do Rio Xingu tem 7 mil hectares desmatados em MT
Distribuído por 24 municípios de Mato Grosso, o desmatamento na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu atingiu 7.007 hectares em abril deste ano, o que representa um aumento 23%, se comparado ao mês anterior (março) e 32% em relação a abril do ano passado.
MP pede suspensão de lei que estimula desmatamento no Pantanal
O MPMT argumenta que a nova lei estimula o desmatamento, com claro incentivo à pecuária extensiva sem controle, carro-chefe das destruições e secas na região do Pantanal.