Noticias Meio Ambiente
Onça-parda é encontrada morta por moradores em rodovia em Várzea Grande (MT)
A suspeita é que o animal tenha sido atropelado, uma vez que o local é movimentado.
O corpo do animal foi recolhido pela Polícia Militar Ambiental e levada para o batalhão, que fica em Várzea Grande.
MT é 2º em número de focos de queimadas nos últimos 5 anos e só fica atrás do PA, diz Inpe
Neste ano, foram detectatos quase 18 mil focos, 42% menos que em 2017, quando houve quase 31 mil registros de queimadas. Em 2016 e 2015, o número de focos foi praticamente o mesmo, em torno de 27 mil registros. Já em 2014, foram identificados 24 mil focos.
O primeiro do ranking é o Pará, com 173,6 mil focos registrados nos últimos cinco anos.
Ainda segundo o levantamento, Mato Grosso registrou 1.756 focos de incêndio nos últimos cinco meses.
Em MT, 85% do desmatamento é ilegal
O relatório calculou que 85% desse desmatamento foi ilegal, com destaque para grandes propriedades rurais. O ICV estima esse percentual desde 2016, por meio do cruzamento das imagens satelitais do Inpe com informações fornecidas pelo governo de MT sobre áreas com desmate autorizado e com o CAR (Cadastro Ambiental Rural).
A identificação de desmate ilegal com base no Prodes, feita também pelo Ibama, contradiz diversas declarações recentes do futuro ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de que esse tipo de análise não é tecnicamente possível. "Você não sabe se esse desmatamento que houve está dentro do limite legal ou fora", disse à reportagem, neste domingo (9).
Projeto que prevê plantar 300 mil árvores em Cuiabá é realizado no complexo da Lagoa Encantada
Desta vez, a iniciativa promovida pela Prefeitura de Cuiabá, Poder Judiciário – representado pelo Juizado Ambiental (Juvam) – e o Instituto Ação Verde levou as atividades de plantio de 700 mudas de árvores nativas e distribuição de outras mil para o complexo da Lagoa Encantada, situada no bairro CPA III.
Ex-secretário de Alckmin será o ministro do Meio Ambiente
Salles é vinculado ao ex-governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin, derrotado nas eleições presidenciais deste ano. Entre 2013 e 2014, foi secretário particular de Alckmin. De 2016 a 2017, Salles foi secretário de Meio Ambiente de São Paulo.
Mais de 80% dos peixes estão em atividade reprodutiva em MT
De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, Mato Grosso é hoje o único Estado que utiliza dados e estudos científicos para estabelecer o período da piracema.
Projeto Água para o Futuro identifica mais de 100 espécies de animais em nascentes de Cuiabá
Foi revelada a presença de 35 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 26 de répteis e 15 espécies de mamíferos nessas nascentes e seu entorno. Ao todo, já foram descobertas e identificadas pelo Água para o Futuro mais de 180 nascentes na Capital.
Maioria é favorável a proibição de sacolas plásticas em mercados de MT
A enquete foi lançada devido a um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que proíbe o comércio de usar essas embalagens para colocar as compras dos clientes.
O projeto determina que os estabelecimentos comerciais forneçam sacolas de papel com matérias-primas biodegradáveis que não agridam a natureza para os clientes transportarem os produtos.
MT é o segundo no ranking de desmatamento da Amazônia Legal
Depois de ter acesso aos dados, o governo federal estabeleceu um procedimento para reunir e sistematizar as informações sobre o desmatamento em áreas autorizadas e assim, conseguir identificar quanto do desmatamento é ilegal e quanto foi realizado com a autorização dos órgãos ambientais competentes.
Em nível nacional, o Ministério do Meio Ambienta, em parceria com as instituições estaduais, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem buscado intensificar a fiscalização.
Fraude ameaça reservas naturais de ipês em MT
Conforme o Ibama, o ipê explorado de forma ilegal chega ao consumidor acobertado por créditos florestais virtuais procedentes principalmente de Planos de Manejo Florestais Sustentáveis (PMFS) fraudados. Empresas de fachada são usadas para negociação de madeira ilegal e sonegação fiscal. Cada metro cúbico de crédito é comercializado ilicitamente por até R$ 800,00.