Noticias Meio Ambiente
Cientistas calculam desaparecimento de animais por desmate na Amazônia
Uma metodologia desenvolvida por cientistas britânicos e americanos mede quantas populações de animais que vivem em determinados estados englobados pela Amazônia Legal podem desaparecer devido ao desmatamento no bioma.
MT é o estado que mais queimou no ano e período proibitivo será definido
Mato Grosso é o estado do Brasil que mais queimou em 2012. De 1º de janeiro até esta segunda-feira (9), o satélite de referência Noaa-15 do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou 6.526 focos de calor em todo o Brasil, sendo 2.023 no estado. Também aparecem entre os estados que mais queimaram Bahia (869) e Minas Gerais (587).
Rio Sepotuba será o cenário do IV Caminhadas na Natureza em Tangará da Serra
A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) promove no próximo dia 29 de julho (domingo) a quarta edição do “Caminhadas na Natureza”. O evento conta com a parceria da entidade Anda Brasil na organização, e apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur).
Massa de ar polar baixa temperaturas em Mato Grosso
A temperatura deve cair, neste final de semana em Mato Grosso, prevê o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Uma massa de ar polar chega ao Estado e Cuiabá deve ter mínima de 14°C, amanhã. A máxima chega a 28°C.
Agro Amazônia é premiada em categoria especial no XV Prêmio Andef
A Agro Amazônia recebeu o Prêmio Especial Revendas e Distribuidores na XV edição do Prêmio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) - maior premiação da agricultura brasileira. A cerimônia ocorreu na noite da última segunda-feira, 25, no Esporte Clube Sírio, em São Paulo, e foi conduzida pela jornalista Rosana Jatobá que sempre esteve presente em temas sobre sustentabilidade.
Estudo alerta para relação entre refugiados e mudanças climáticas
A mudança climática aumenta a vulnerabilidade das pessoas que são obrigadas a abandonar seus lares e buscar refúgio em outras regiões ou países, afirmou nesta quinta-feira o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres. O ex-primeiro-ministro de Portugal se referiu ao agravamento da situação dos refugiados pela mudança climática em seu discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que termina amanhã no Rio de Janeiro.
Em extinção, maior folha do mundo ainda é encontrada no Amazonas
Em uma expedição pela bacia do Rio Madeira, em plena Floresta Amazônica, o doutor especialista em florística e fitossociologia Carlos Alberto Cid Ferreira, encontrou uma de suas maiores paixões: a Coccoloba spp. (Polygonaceae), considerada pelo Guinness Book a maior folha dicotiledônea do mundo e que chega a ter 2,50 metros de comprimento por 1,44 metro de largura na fase adulta.
Metade de ativistas mortos no mundo é do Brasil
Um estudo da ONG Global Witness concluiu que 711 ativistas foram assassinados no mundo todo ao longo da última década por protegerem a terra e a floresta - e mais da metade é composta por brasileiros. De acordo com a pesquisa, divulgada durante a Rio+20, 365 brasileiros foram mortos entre 2002 e 2011 ao defenderem direitos humanos e o meio ambiente.
MT e mais 3 estados concentram 93% dos desmates na Amazônia Legal
Desmatamento na Amazônia Legal Brasileira recuou 74% em maio na comparação com o igual período do ano passado. Entre um intervalo e outro passou de 165 quilômetros quadrados para 42,5 quilômetros quadrados, indicou nesta quarta-feira (20) o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia - Imazon. Inverteu a posição dos estados que mais contribuíram com a destruição da floresta. Mato Grosso - que até abril concentrava 71% dos desmates - passou para a segunda posição no ranking ao concentrar 26% das ocorrências. Já o Pará absorveu 50% e ocupou o topo do ranking.
Participação empresarial na RIO+20 é importante para o futuro do planeta, afirma diretor da Firenze Energética
A Firenze Energética, que opera a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Nortelândia desenvolve ações para fazer o que for correto e se compromete a agir para obter progressos em seis temas centrais: energia e clima, água e ecossistemas, agricultura e alimentos, desenvolvimento social, cidades e urbanização, economia e financiamento.