Noticias Meio Ambiente
Repasse é feito a famílias em troca de preservação
Inspirado no Bolsa Família e no Bolsa Verde, o piso social, ou socioambiental, visa garantir renda a famílias pobres ao mesmo tempo em que fomenta atividades de conservação ambiental.
Governo oficializa cidades de MT e PA fora da lista dos desmatadores
Portaria publicada nessa segunda-feira (11) no Diário Oficial da União confirma a retirada das cidades de Alta Floresta (MT) e Santana do Araguaia (PA) da lista negra dos maiores desmatadores da floresta Amazônica. Ambos foram inclusos na relação de cidades prioritárias às ações de controle e desmatamento pelo Governo Federal depois de aumentarem expressivamente a degradação. Com a oficialização passam a desfrutar de uma série de vantagens. Entre elas, a abertura para receber incentivos econômicos e fiscais, planos, pleitear projetos da União visando o desenvolvimento econômico e social sustentável.
Aves da Amazônia estão mais ameaçadas do que nunca, alerta UICN
As aves que habitam na Amazônia estão mais ameaçadas do que nunca, pois o risco de extinção de uma centena de espécies aumentou neste ano, segundo a nova edição da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) divulgada nesta quarta-feira.
Para ONG, Código motivou desmate, mas pecuaristas de MT discordam
Mato Grosso foi o segundo estado do Brasil que mais desmatou a Amazônia Legal entre agosto de 2010 e julho de 2011, conforme anunciou nesta terça-feira (5) a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O desmatamento pode ter aumentado naquele período devido ao temor dos proprietários rurais pela possibilidade de mudança no Código Florestal Brasileiro, conforme avaliou o Instituto Centro de Vida (ICV), organização não governamental que atua no estado.
Desmatamento na Amazônia Legal cai 8%
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou nesta terça-feira (5) redução na taxa de desmatamento da Amazônia Legal. Dados consolidados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes) indicam, entre agosto de 2010 e julho de 2011, uma redução de 8% no desmatamento em comparação com o período anterior.
Pesquisa confirma que aumento de C02 inicia aquecimento
O problema, diziam os céticos, é que o CO2 liberado por essa queima não parecia ser o causador de mais calor no planeta em épocas geológicas anteriores. A ordem parecia ser inversa: primeiro a Terra esquentava e só depois a atmosfera recebia mais CO2.
Apesar de incertezas, dados sobre aquecimento estão cada vez mais fortes
Paulo Artaxo, físico da USP e membro do IPCC, o painel do clima da ONU, mostra o rascunho de um dos capítulos do próximo relatório do grupo, a ser lançado no ano que vem. O gráfico, uma estimativa da influência das nuvens e dos aerossóis (partículas em suspensão no ar) sobre o clima da Terra, pode parecer decepcionante para quem quer respostas prontas da ciência. Do último relatório do IPCC (de 2007) para cá, a incerteza sobre esse fator aumentou, em vez de cair.
Imagem feita mostra focos de queimada na Amazônia nas margens do Rio Xingu, no Mato Grosso
Queimadas na Amazônia podem ser menos intensas em 2012, diz Nasa
As queimadas na Amazônia deverão ser menos intensas em 2012, de acordo com pesquisadores da agência espacial americana (Nasa).
Quase 4.500 pelicanos são encontrados mortos na costa do Peru
O governo peruano disse nesta semana que 4.450 aves, a maioria pelicanos, morreram na costa norte do país ao longo dos últimos meses.
Leia mais...
Alta Floresta figurou por anos na lista dos maiores desmatadores.
Município de MT deixa lista de desmatadores e firma pacto "verde"
Entidades do setor produtivo, organizações não governamentais e demais representantes do poder público vão assinar, nesta sexta-feira (9), o "Pacto por um Município Verde". O ato marca oficialmente a saída da cidade de Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá, da lista dos maiores desmatadores. Juntos, os setores vão se comprometer a implementar ações para que na cidade sejam realizadas atividades sustentáveis e sem agredir o meio ambiente.