Noticias Meio Ambiente
Fogo destrói parte de parque ecológico no Pantanal
O clima seco e quente tem aumentado os focos de queimadas em Mato Grosso. Nesta terça-feira (06), brigadistas do Instituito Chico Mendes (ICMbio) trabalham para amenizar o incêndio florestal na estação ecológica Taiamã, localizada no Pantanal Mato-Grossense, próximo ao município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá).
Rally Berohokã começa repor carbono com plantio de árvores
As atividades ambientais desenvolvidas pelo Rally Verde começam a refletir na prática. Crianças, competidores, comunidade, autoridades e organizadores do 3º Rally Berohokã e 2ª Taça Brasil Berohokã /CBA plantaram 100 mudas de árvores em Primavera do Leste (MT) esta manhã (6). A iniciativa é para compensar a emissão de carbono no meio ambiente durante a competição que começa hoje e que segue até sábado (10). Até o final do projeto, serão plantadas 1,9 mil mudas.
Fogo está consumindo parque em Vila Bela da Santíssima Trindade
Fogo destrói área equivalente a 100 campos de futebol em MT
Um incêndio de grande proporção destruiu em uma semana cerca de 100 campos de futebol do Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, município mato-grossense a 562 km de Cuiabá e que faz fronteira com a Bolívia. Um hectare corresponde a aproximadamente um campo de futebol. A estimativa foi apontada pelo tenente-coronel Licínio Ramalho Tavares, comandante do Corpo de Bombeiros da 5ª Região.
Pela 2ª vez no ano, DF registra 10% de umidade e iguala recorde
A umidade relativa do ar no Distrito Federal chegou a 10% por volta das 15h nesta segunda-feira (5), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
MT tem 2ª maior área desmatada na Amazônia para pastos
O relatório inédito do uso da cobertura da terra nas áreas desflorestadas da Amazônia Legal mostra que Mato Grosso tem a segunda cobertura de maior abrangência associada às áreas de pastagem, com pouco mais de 137 mil km², perdendo apenas para o estado do Pará com 146,4 mil km² de pasto associado ao desmatamento. Este foi o maior problema identificado pelo estudo apresentado em Brasília pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
"A água do Hamza segue até 150 km dentro do Atlântico e diminui os níveis de salinidade do mar"
Maior rio subterrâneo do mundo pode estar embaixo do Amazonas
Pesquisadores da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional (ON) do Rio de Janeiro acreditam ter descoberto um rio subterrâneo abaixo da bacia hidrográfica do Amazonas. Há indícios de que o rio, batizado Hamza, seja o maior subterrâneo do mundo.
Nova espécie de macaco é encontrada no Mato Grosso
Um novo horizonte se abriu para os estudos de primatas na Amazônia Meridional. Uma nova espécie de primata foi encontrada na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, no noroeste do Mato Grosso e está sendo submetida a estudos que visam detalhar seu caráter inédito para os mastozólogos e primatólogos do mundo todo. O tombamento foi realizado em maio na coleção científica de mamíferos do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA).
Um dia após queda de Maia, Ong aciona MP e cobra investigação
Um dia após o ex-secretário de Meio Ambiente Alexander Maia deixar a pasta, sob a justificativa de que vinha sendo pressionado a cometer atos ilegais, a Ong Moral acionou o Ministério Público para que instaure um procedimento administrativo investigatório para apurar a possível existência de irregularidades. Para o coordenador da Ong, Gilmar Brunetto, as declarações de Maia são graves e precisam ser apuradas. “Quem pressionou? Quais empresas? A gente sabe que uns projetos andam rápido e outros não”.
Países da África se juntam por 278 mil km2 de área preservada
Na última quinta-feira (18) cinco países africanos se juntaram em um dos planos mais ambiciosos do turismo e da preservação natural do mundo. O projeto, chamado de “Okavango/Zambeze”, deve manter sob proteção 278 mil quilômetros quadrados de áreas ricas em paisagens naturais.
Mulher é condenada a 2 anos de prisão por cortar uma árvore
Uma venezuelana foi condenada a dois anos de prisão pelo corte ilicito de uma árvore em extinção, informou o Procurador Geral da República Venezuelana, que pediu para a acusada a maior sentença nos termos da Lei de Manejo Florestal.