Noticias Meio Ambiente
Produtor rural terá que recuperar área degradada
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (de Direito Público) reformou parte de sentença condenatória determinada pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá) contra um pequeno produtor rural, acusado de desmatar 129,3 mil hectares de matas nativas. A medida ocorreu sem a devida licença ambiental, provocando degradação no município. O agravante foi multado ainda em R$ 195 mil por crimes ambientais e condenado a recuperar a área degradada.
Bélgica anuncia que até 2015 estará livre das usinas nucleares
Mais um país europeu anunciou o fechamento de suas usinas nucleares. Autoridades da Bélgica divulgaram no último domingo (30) que o país deve abandonar totalmente as centrais de energia atômica até o ano de 2015.
Amazônia poderá sofrer com aumento da temperatura
ONU diz que desastres naturais vão se agravar
Seca, inundações, ciclones e incêndios: os desastres climáticos estão mais frequentes e intensos com o aquecimento global provocado por atividades humanas. A tendência é que esta situação se agrave, alerta um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima que será divulgado neste mês.
Durante a piracema, fica proibida qualquer atividade de pesca profissional, inclusive o uso de redes
Começa hoje o período da piracema em Mato Grosso
Começa nesta terça-feira (1) o período de defeso da Piracema em Mato Grosso, nos rios da Bacia Hidrográfica do Araguaia. No próximo sábado (5), o defeso se estende aos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Paraguai. A proibição da pesca é válida até o dia 28 de fevereiro de 2012.
Desmatamento da Amazônia cresce 72% em Mato Grosso neste ano, aponta Deter
O desmatamento na Amazônia caiu 43% em setembro comparado com o mesmo mês do ano passado. Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e foram divulgados nesta segunda-feira pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Florestas de eucalipto avançam para o Maranhão, MS, TO e PA
Custo da terra em mercados consolidados direciona investimentos para Estados do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste. A valorização da terra em mercados consolidados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná transformou os Estados de Mato Grosso do Sul, do Maranhão, do Tocantins e do Pará nas novas fronteiras florestais para o cultivo do eucalipto voltado à indústria. Dos R$ 5,7 bilhões que as empresas planejam investir até 2015, 90% devem ir para os Estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, segundo a Abraf (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas).
Senado discute pagamento por serviços ambientais
O pagamento por serviços ambientais é uma das novidades do projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/2011) que tramita no Senado Federal. Com a apresentação de um substitutivo ao texto original, a previsão é de que a votação da matéria ocorra no dia 8 de novembro.
Senado discute pagamento por serviços ambientais
O pagamento por serviços ambientais é uma das novidades do projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/2011) que tramita no Senado Federal. Com a apresentação de um substitutivo ao texto original, a previsão é de que a votação da matéria ocorra no dia 8 de novembro.
Banana faz parte da dieta da preguiça encontrada em rodovia de Mato Grosso
Preguiça atropelada em MT recebe tratamento para voltar à natureza
Uma preguiça atropelada foi resgatada em uma rodovia no município de Juruena, a 893 quilômetros de Cuiabá. O animal foi localizado por um motorista de uma companhia de ônibus de viagem na quarta-feira (26), que o levou para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Juína, cidade vizinha.
Dia da RPPN foi instituído
Associações de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) defenderam em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente a instituição de um dia nacional dedicado a essas unidades de conservação.