Noticias Meio Ambiente
Após anos em queda, Brasil pode voltar a ter aumento no desmatamento
A um mês da finalização dos cálculos do desmatamento na Amazônia Legal, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já demonstra indícios de que a área desmatada em 2011 será superior a de 2010.
Fazendas da Madepar guardam tesouro de diversidade vegetal
Dentre as espécies mais importantes preservadas estão a araucária, a imbuia, o xaxim e a canela-sassafraz, todas ameaçadas de extinção. As florestas de mata nativa das fazendas da Madepar Agroflorestal, que se localizam nos Estados do Paraná e Santa Catarina, são reconhecidas pela sua preservação e pela rica diversidade biológica nelas existentes.
Umidade relativa do ar fica abaixo de 20%
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de a umidade relativa do ar cair abaixo de 20%, nesta quinta-feira, 4 de agosto. O aviso vale para áreas isoladas no sul e sudoeste de Goiás; sudeste do Mato Grosso; oeste, sul e triângulo em Minas Gerais.
MT ‘sede’ 1º do ranking ao Pará
Mato Grosso deixou o topo do ranking nacional de desmatamento da Floresta Amazônica. Segundo os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Mato Grosso desmatou 81,5 quilômetros quadrados de floresta em junho, ficando atrás do Pará, que desmatou 119,6 km².
Release: Imazon e ICV apontam deficiências na governança de fundos ambientais na Amazônia
Uma análise realizada pelo Instituto do Homem do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e Instituto Centro de Vida (ICV) apontou deficiências na gestão de fundos ambientais e florestais no Pará e Mato Grosso. Os problemas encontrados referem-se principalmente à falta de transparência e monitoramento dos fundos.
Mesmo com cem mil áreas protegidas no mundo, a perda de biodiversidade só aumentou nos últimos anos
Perda de biodiversidade aumenta, mesmo com áreas protegidas
A pesquisa, publicada na revista científica “Marine Ecology Progress Series”, mostra que existem cem mil áreas protegidas no mundo, atualmente, sendo 17 milhões de km2 em terra e dois milhões de km2 nos oceanos. Mesmo assim, a perda de biodiversidade só aumentou nos últimos anos.
Celulose Irani é finalista do Prêmio Febramec Meio Ambiente
Em sua quinta edição, iniciativa reconhece empresas que possuam projetos voltados à produção limpa e ao desenvolvimento sustentável. A Celulose Irani, uma das principais empresas do setor de papel kraft e embalagens do país, está entre as finalistas do Prêmio Meio Ambiente da Feira Brasileira da Mecânica e Automoção Industrial (Febramec).
Reflorestamento em mosaico assegura biodiversidade
Experiência da Suzano Papel e Celulose. A experiência de reflorestamento em larga escala feita em diversas regiões do país com realidades diferentes de clima, solo e relevo, deu à Suzano Papel e Celulose a expertise e a base genética que lhe permitem hoje alcançar uma produtividade acima da média nacional de 41 m³ por hectare ano, que já é considerada uma das maiores do mundo. Nos plantios de eucalipto da empresa, a produtividade média registra 44 m³ha ano e em volume de celulose atinge 11 toneladas ha ano.
Potencial energético de florestas será discutido no Fórum Brasileiro de Biomassa Florestal
Especialista defende criação de política pública para estimular uso da madeira para geração de energia. Responsável por atender 12% da demanda energética brasileira, a madeira como fonte de energia ainda é marginalizada no Brasil e não tem merecido o mesmo tipo de tratamento estratégico, como o observado, por exemplo, para a cana-de-açúcar, que tem a mesma ordem de grandeza de participação no atendimento da demanda energética do país.
Desmate cresceu 38% em junho
O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) registrou em junho 99 quilômetros quadrados (km²) de novos desmatamentos na Amazônia Legal. Na comparação com junho de 2010, houve redução de 42%. Já no caso de Amazônia de Mato Grosso, o aumento entre um ano e outro foi de 38%.