Noticias Meio Ambiente
Mais da metade dos incêndios no país é em área privada
Os incêndios que atingem o país estão concentrados no bioma Cerrado. É o que apontam os dados divulgados nesta terça-feira pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Mais de 67% do total de focos localizados estão em áreas privadas e acontecem porque fazendeiros e índios usam o fogo como manejo e perdem o controle das queimadas provocadas. De acordo com o levantamento, 13% dos focos estão em áreas indígenas, 8% em assentamentos da reforma agrária e 7% em unidades de conservação.
Desmatamento na Amazônia manteve queda em julho
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta terça-feira (31) que detectou 485,1 km² de desmatamento na Amazônia Legal em julho. Com o dado do último mês foi fechado o “calendário do desmatamento”, que vai de agosto de um ano a julho do ano seguinte. Os números apontam queda da devastação na região.
Capacitação orienta técnicos sobre Pronaf Sustentável
Trinta profissionais que prestam assistência técnica a famílias assentadas em Candiota, Hulha Negra e Aceguá participam até sexta-feira (03), em Bagé (RS), da capacitação sobre Pronaf Sustentável, promovida pelo Incra e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento faz parte do processo de implementação deste tipo de crédito na região.
Municípios de MT e do Pará terão ajuda para regularização ambiental
Cinco municípios da Amazônia Legal, considerados prioritários no combate ao desmatamento, oficializaram ontem, em Brasília, a parceria com o Ministério do Meio Ambiente para implementar o Projeto de Assistência Técnica para realização de Cadastro Ambiental Rural (CAR). As cidades escolhidas são Feliz Natal, Brasnorte e Juína, em Mato Grosso, e Santana do Araguaia e Marabá, no Pará. Estes municípios fazem parte da lista de 42 municípios que mais desmatam na região amazônica.
Agosto registra aumento de 499% no número de focos de calor em Mato Grosso
Cerca de 8.279 focos de calor foram registrados entre 1º e 30 de agosto deste ano, em Mato Grosso. No mesmo período de 2009 foram registrados 1.382 focos, o que significa um aumento de 499%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Espaciais (Inpe) registrados por satélite. Isso ocorre devido ao aumento de massa seca, que deixa a vegetação como um todo mais propícia para combustões. Em todo o país, foram registrados 26.753 focos de calor só em agosto deste ano.

Imagem da Nasa mostra foz do Rio Amazonas com Ilha de Marajó, que foi base do estudo sobre manejo, à direita.
Manejo florestal pode render mais que pecuária e cultivo de grãos, diz estudo
Levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) para o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) aponta que, quando respeitadas as leis ambientais e trabalhistas, o manejo florestal é mais lucrativo que a pecuária extensiva e o cultivo de grãos na Amazônia.
BP gastou US$ 1 mi por semana em publicidade após o vazamento no golfo do México
A companhia petrolífera British Petroleum (BP) gastou US$ 1 milhão por semana em anúncios de rádio e televisão após a explosão em abril da plataforma "Deepwater Horizon", que causou o vazamento de petróleo no golfo do México, informou neste domingo o jornal britânico "The Sunday Telegraph".
Ministro da Pesca, em Mato Grosso, dá início a estudos do Parque Aquícola do Manso para produção de peixes
O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, participa de importante ato neste sábado, 28/08, em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. No município, será realizado o Ato de Lançamento e Início dos Estudos para a demarcação do Parque Aquícola do Lago do Manso. O ato inicia às 11h, na Escola Municipal da Comunidade de João do Carro, zona rural do município da Chapada dos Guimarães.
Aquecimento global ajuda petroleiro russo a reabrir rota no Ártico
A redução da camada de gelo que cobre o oceano Glacial Ártico devido ao aquecimento global permitiu que um petroleiro russo reabrisse a rota marítima ártica, alternativa ao canal de Suez e até agora fechada ao tráfego comercial.