Publicado em Sábado - 10 de Julho de 2010 | por Alline Marques

Três regiões turísticas de MT são atingidas por grandes incêndios

A última semana o Morro de Santo Antônio teve 40% da mata queimada devido um incêndio, que pode ter sido criminoso, conforme suspeita a equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Leia mais...

Governo decide antecipar a proibição das queimadas

Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2010

Será publicada hoje no Diário Oficial do Estado a antecipação do período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, assinado ontem pelo governador Silval Barbosa.
Leia mais...

Incêndio volta a queimar vegetação em Morro de Santo Antônio

Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2010

O incêndio que havia sido controlado na tarde desta quinta-feira, no Morro de Santo Antônio, recomeçou ainda no fim da noite de ontem, às margens da rodovia que liga Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. De acordo com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), equipes do Corpo de Bombeiros já estão no local para tentar controlar o fogo. Ainda durante esta manhã uma vistoria vai ser feita na área para detectar se há outros focos de incêndio.
Leia mais...

Florestas tropicais são maiores "máquinas" de absorver CO2

Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2010

As florestas tropicais, como a Amazônia, são as máquinas de fotossíntese mais eficientes do planeta. Um novo estudo internacional mostra que elas absorvem um terço de todo o gás carbônico que é retirado da atmosfera pelas plantas a cada ano.
Leia mais...

Queimada em Mato Grosso produz mais gás poluente que São Paulo

Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2010

As queimadas em Mato Grosso já são responsáveis pela produção de mais gases poluentes do que todo o estado de São Paulo. Milhares de focos foram registrados no estado e muitos foram provocados pelo próprio homem.
Leia mais...

Morro de Santo Antônio está sendo consumido por incêndio

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010

Os bombeiros começaram ontem a combater um incêndio nas encostas do Morro de Santo Antônio, uma das áreas de conservação e de beleza cênica mais importantes da Baixada Cuiabana. Acionados pela Defesa Civil, os bombeiros foram para Santo Antônio do Leverger somente no final da tarde, mas o fogo começou pela manhã. De Várzea Grande, à tarde, já eram visíveis algumas colunas esparsas de fumaça na região.
Leia mais...
Fogo atinge 60% da área e não é contido
Fogo atinge 60% da área e não é contido

Incêndio atinge 60% do Morro de Santo Antônio

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010 | por Amanda Alves

Um incêndio no Morro de Santo Antônio, localizado próximo à rodovia Palmiro Paes de Barros, e se alastra ao entorno. Segundo o secretário geral da Associação de Moradores da região, José Maurício Pereira, a situação durante à noite foi de alerta, pois o fogo já atinge 60% da área de 258 hectares. Hoje, a equipe de soldados do Corpo de Bombeiros, técnicos do Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema) e da Defesa Civil do Estado devem reiniciar os trabalhos para tentar conter as chamas.
Leia mais...

Prefeitura de Diamantino lança campanha "Ar Puro"

Publicado em Quarta - 07 de Julho de 2010

A prefeitura de Diamantino, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente lança a campanha "Ar Puro" que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o  prejuízo ambiental causando pelas queimadas.
Leia mais...

Mudança climática pode afetar habilidade de crocodilo encontrar alimento

Publicado em Quarta - 07 de Julho de 2010

O aquecimento global está tornando cada vez mais difícil para crocodilos encontrarem alimentos e abrigo. É o que diz Hamish Campbell, da Universidade de Queensland, em Santa Lucia, na Austrália.
Leia mais...

Floresta contribui para fixar carbono

Publicado em Quarta - 07 de Julho de 2010 | por Clóvis Rech

As queimadas provocadas pelo crescente  desmatamento da Amazônia tem contribuído para aumentar as emissões de dióxido de carbono no ar. Ambientalistas de todo mundo tem se manifestado contrário ao processo de ocupação da Amazônia que não prioriza a floresta sustentável e a biodiversidade.
Leia mais...