Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010

Pantanal perde 2 mil quilômetros quadrados de vegetação por ano

Entre 2002 e 2008, o Pantanal perdeu 12,4 mil quilômetros quadrados (km²) de vegetação. O desmatamento avança mais na área de planalto do bioma e é menos intensivo na planície. Estudo apresentado nesta semana mostra que 86,6% da vegetação da planície está preservada, mas só restam 41,8% de cobertura original no planalto.
Leia mais...

Animais "feios" são menos pesquisados, sugere estudo

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010 | por Laura Plitt

Um estudo sul-africano revelou que os animais mais carismáticos têm mais chances de ser escolhidos como objetos de estudos científicos.
Leia mais...

Aumento de incêndios florestais na Amazônia preocupa cientistas

Publicado em Quinta - 03 de Junho de 2010 | por da Efe

A taxa de desmatamento na Amazônia diminuiu, mas o aumento dos incêndios florestais poderia anular os benefícios dessa queda, segundo um artigo publicado nesta quinta pela revista "Science".
Leia mais...

BP avança contra vazamento; mancha aproxima-se da Flórida

Publicado em Quinta - 03 de Junho de 2010

Um terço das águas do Golfo do México estão proibidas à pesca devido à mancha de óleo que se aproxima da Flórida, mas a BP informou nesta quinta-feira ter conseguido algum avanço em sua tentativa de interromper o vazamento, jogando no mar milhões de litros de um controverso dispersante.
Leia mais...

Brasil fica em 2º lugar em ranking de

Publicado em Quinta - 03 de Junho de 2010

O Brasil ficou em segundo lugar em um ranking de "consumo verde" compilado pela National Geographic Society, uma instituição científica e educacional com sede nos Estados Unidos.
A lista foi elaborada por meio de entrevistas com 17 mil pessoas em 17 países, entre emergentes e avançados, e mediu os hábitos em relação a consumo e estilo de vida em 65 quesitos.
Leia mais...

Setor produtivo manifesta apoio à gestão ambiental de Mato Grosso

Publicado em Quarta - 02 de Junho de 2010 | por Maria Barbant

Representantes da indústria, agricultura e pecuária, participaram nesta quarta-feira (02.06), de uma reunião com os secretários de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia e de Apoio às Políticas Ambientais e Fundiárias, Vicente Falcão. A reunião teve como objetivo avaliar a gestão ambiental em Mato Grosso.
Leia mais...

Poluição sonora ameaça peixes, diz pesquisa

Publicado em Quarta - 02 de Junho de 2010

Peixes estão sendo ameaçados por crescentes níveis de poluição sonora, segundo um estudo realizado por cientistas europeus. A pesquisa, publicada na revista Trends in Ecology and Evolution, estudou o impacto que o barulho criado por plataformas de gás e petróleo, navios, barcos e sonares têm em espécies de peixes nos oceanos do mundo.
Leia mais...

Secretários reúnem representantes do setor sucroalcooleiro para discutir o MT Legal

Publicado em Terça - 01 de Junho de 2010

Os secretários de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia e de Apoio às Políticas Ambientais e Fundiárias, Vicente Falcão participaram nesta terça-feira (01.06) de uma reunião com representantes do setor sucroalcoleiro. A reunião, realizada na sede do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool), teve por objetivo discutir pontos do Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural, o MT Legal e reuniu representantes das Usinas Itamarati, Barralcool, Coprodia, Novo Milênio e Usimat- Campos de Júlio Usinas de Açúcar e Álcool e Biodiesel.
Leia mais...

Especialista chama a atenção para risco de falta de água na Copa 2014 e Olimpíada

Publicado em Terça - 01 de Junho de 2010

Alerta é da H2C consultoria em uso racional da água, que realiza, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, regata ecológica na Represa Billings. Nas velas dos barcos, os dez mandamentos para uma Copa Verde no Brasil.
Leia mais...

Queimadas aumentam 128% em Mato Grosso

Publicado em Terça - 01 de Junho de 2010 | por Caroline Rodrigues

O índice de queimadas aumentou 128% em Mato Grosso e a preocupação dos órgãos ambientais é com a previsão que os números serão piores nos próximos meses. A porcentagem é baseada nos focos de calor registrados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre os meses de janeiro e maio deste ano foram 4.431 registros e, no mesmo período do ano passado, foram 1.937. O aumento foi de 2.494 focos. O Estado já é o primeiro no ranking brasileiro das queimadas, seguido de São Paulo, Paraná, Bahia e Minas Gerais.
Leia mais...