Noticias Meio Ambiente
Santa Carmem lidera ranking de queimadas em Mato Grosso
Dados atualizados do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE) apontam Santa Carmem (35 km de Sinop) como líder na relação de queimadas do Estado, com 558 focos de calor registrados de janeiro até ontem. Número cerca de 8 vezes superior ao contabilizado no mesmo período do ano passado, quando o Inpe registrou 70 focos.
Parceria entre Inmetro e Fiat desenvolve motor de trator movido a óleo vegetal puro que ajuda a gerar energia elétrica à noite
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a Fiat do Brasil estão desenvolvendo um motor para trator que será movido a óleo vegetal puro e terá dupla função: além de auxiliar na agricultura familiar, poderá ser acoplado a um gerador e levar energia elétrica a pequenas comunidades em regiões rurais aonde a rede de energia não chega. A expectativa é de que o motor chegue ao mercado até o fim do ano que vem.
Subestação de Alto Boa Vista
Desativação de térmicas evita queima de 415 milhões de litros de diesel em MT
Quase meio milhão de litros de óleo diesel deixaram de ser queimados entre os anos de 2001 e 2010, em Mato Grosso, com a desativação de 38 Usinas Termoelétricas (UTs) pertencentes à Cemat (Veja quadro abaixo). Isso equivale a 27.666 caminhões-tanque com capacidade para 15 mil litros do combustível ou 415 km de caminhões-tanque enfileirados, o correspondente à distância entre Cuiabá e Sorriso, no norte do Estado. Deixando de queimar 415 milhões de litros de óleo diesel, 830 mil toneladas de Gás Carbônico (CO2) não foram lançadas na atmosfera.
Pesquisas para censo da pesca iniciam na Bacia do Alto Paraguai
O Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP) e suas instituições parceiras começam neste mês o Censo Estrutural da Pesca na Bacia do Alto Paraguai. O trabalho faz parte do projeto do Ministério da Pesca e Aquicultura para desenvolver o Sistema de Monitoramento da Pesca em todo o país.
Instituições e empresas parceiras participam das comemorações da Semana do Meio Ambiente
A Importância da Biodiversidade e o Consumo Consciente são os temas que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) elegeu para promover a 6ª edição da Semana do Meio Ambiente. Além de comemorar a data, o intuito é chamar a atenção da sociedade para mudanças de comportamento, por meio de atitudes ambientalmente corretas.
Proposta de lei de floresta anula meta nacional de CO2
Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposta de reforma do Código Florestal apresentada anteontem pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) poderia provocar a emissão de 25 bilhões a 31 bilhões de toneladas de gás carbônico só na Amazônia.
Queimadas é outro fator que ameaça natureza e biodiversidade do Parque Nacional
9 espécies de aves estão em extinção na Chapada
Além de ser famosa pelos paredões de pedras e recursos hídricos, Chapada dos Guimarães também possui uma rica biodiversidade de aves. São quase 400 catalogadas. Mas, nos últimos anos, algumas delas não foram mais vistas. Pelo menos 9 espécies já são consideradas extintas na região.
Municípios do centro norte do Estado concentram focos.
Queimadas: Focos de calor crescem 90,2% em MT
Mato Grosso teve, de 1º de janeiro a 7 de junho de 2010, 2.481 focos de calor a mais do que o mesmo período do ano passado. Os números revelam que foram registradas 5.229 queimadas neste ano, enquanto em 2009 foram 2.748, o que representa o aumento de 90,28%. Os dados são da Defesa Civil do Estado.
Sinop lança campanha para redução de focos de calor no município
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia participou nesta quarta-feira (09.06), do lançamento em Sinop, do Projeto "Sinop sem Fogo". A campanha pretende através de ações de Educação Ambiental, monitoramento e fiscalização e combate direto, reduzir ainda mais o número de focos de queimadas no município. O lançamento do projeto, que agora irá integrar o calendário ambiental do município aconteceu no gabinete do prefeito Juarez Costa.
Produtos economizadores de água ajudam a Jordânia a ser mais sustentável
Imagine-se vivendo num país desértico, sendo abastecido com água apenas uma vez por semana. Essa é a realidade da Jordânia e de seis milhões de pessoas que lá vivem com reservas insuficientes de água. A solução para esse problema é um aqueduto entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, que viabilizaria o suprimento de água para dessalinização, que é a principal fonte de água naquele país. O projeto tem orçamento de US$ 2 bilhões.