Noticias Meio Ambiente
Punições para criminosos ambientais em MT inclui cadastro de infratores e suspensão do CAR
Além disso, em 14 de abril um único pecuarista foi preso acusado de desmatar 80 mil hectares do Pantanal. Em valores reais, as multas por esse crime chegam a quase R$ 3 bilhões.

MT tem 37 parques, mas nenhum é totalmente legalizado
A decisão judicial é datada do último dia 23 de abril passado e ainda pode ser questionada pelo Ministério Público (MP-MT) e pelo próprio Governo do Estado.
MP e MPF miram obra irregular em área de proteção do Rio Araguaia
O município deverá ainda apresentar projeto preventivo para evitar novas ocupações e elaborar projeto de regularização fundiária urbana (Reurb), além de indicar as áreas consolidadas, as construções irregulares e os núcleos urbanos informais na região e demarcar a distância das ocupações até o leito do rio.
Especialistas alertam para o risco de grande destruição no Pantanal
Esse cenário do passado, somado ao que temos agora, onde o analista aponta a régua de medições do Rio Paraguai, que demonstra que o está bem abaixo do que tínhamos em 2020. E quando ainda se compara a medição de abril de 2023, estamos neste ano abaixo dela.
Período proibitivo de uso do fogo tem prazos diferentes para Amazônia, Cerrado e Pantanal em 2024; veja datas
Em 2023, a proibição do uso do fogo para manejo de áreas rurais era de julho a outubro, com prazo prorrogado até dezembro, sem distinção dos biomas.
MT e MS firmam termo de cooperação contra destruição do Pantanal
Com a medida, os dois estados se comprometem a uniformizar e compatibilizar a legislação sobre o uso dos recursos naturais do Pantanal e a elaborar o Plano Integrado de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização a Incêndios Florestais para o bioma brasileiro.
Brasil precisa recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa
Somado a isso, nos últimos anos o desmatamento e a degradação avançaram sobre os biomas brasileiros. De acordo com levantamento da MapBiomas, entre os anos de 2019 e 2022, o Brasil perdeu 9,6 milhões de hectares de vegetação nativa.
Mendes condena pecuarista por desmate: "Absurdo ambiental"
Para Mendes, o episódio mostra que "as pessoas estão perdendo o medo da legislação brasileira”. E que o crime de desmatamento ilegal no Brasil precisa ser punido com a perda da terra.
Agente laranja: pecuarista desmata o Pantanal com substância altamente tóxica
No Pantanal, peritos comprovaram em laboratório a contaminação em amostras da vegetação, do solo e da água. Os produtos são classificados com potencial de periculosidade ambiental III, ou seja, perigosos ao meio ambiente.