Noticias Meio Ambiente
Ibama desativa empreendimento turístico fraudulento em Terra Indígena
Em uma nova ação na região amazônica, da Operação Soberania Nacional, agentes ambientais federais do Ibama desativaram na última quinta-feira (20) um empreendimento de turismo de pesca sem licenciamento, dentro da Terra Indígena Kayabi, na região de divisa dos estados de Mato Grosso e Pará
Incêndio atingiu parte do Morro de São Jerônimo
Grupo tenta controlar fogo em área de difícil acesso em parque de MT
Uma equipe de brigadistas tenta controlar um foco de incêndio que fica próximo aos paredões do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, distante 60 quilômetros de Cuiabá. De acordo com a administração do parque, apesar de não ser um foco extenso, o incêndio está localizado em uma área de difícil acesso.
Ibama embarga 500 ha e aplica multa de R$ 1,3 milhão em operação em MT
Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargaram 500 hectares de área desmatada ilegalmente no município de Feliz Natal, a 538 quilômetros de Cuiabá. Segundo o instituto, a multa aplicada pelo crime deve passar de R$ 1,3 milhão. No local foi apreendido um trator de esteira utilizado para a derrubada das árvores. A operação está concentrada em várias frentes contra o desmatamento nos municípios de Sinop, Barra do Garças e Juína.
Em alguns pontos é possível atravessar o rio de uma margem a outra a pé
Rio Paraguai registra 2ª pior seca, encalha barcos e afeta turismo em MT
Um longo período de estiagem castiga o rio Paraguai, que banha o pantanal de Mato Grosso. Nesta terça-feira (18), o rio atingiu apenas 85 cm de profundidade, em alguns pontos, o segundo pior índice desde a década de 60, quando o rio chegou a marcar um nível de 75 cm, segundo apontou a Agência Fluvial de Cáceres, a responsável pelas medições do nível do rio.
Cinco mil militares participam da Operação Amazônia 2012
Durante as próximas duas semanas, 5 mil homens das Forças Armadas participam de um exercício militar no Norte do país. De acordo com o Ministério da Defesa, a Operação Amazônia 2012 conta com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e tem como objetivo aprimorar o trabalho conjunto das três Forças para atuarem, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais no ambiente ribeirinho e de selva.
Com 86 metros de queda d"água, cachoeira do Véu de Noiva é um dos cartões postais do Parque Nacional de Chapada
Vistoria deve avaliar reabertura de parque atingido por incêndio em MT
Os principais pontos turísticos do Parque nacional de Chapada dos Guimarães, distante 60 km de Cuiabá, permanecem fechados por conta do incêndio que atingiu a reserva durante oito dias. De acordo com a administração do parque, o Morro de São Jerônimo, Circuito das Cachoeiras e a cachoeira Véu de Noiva devem continuar sem receber a visita dos turistas até que o prejuízo causado pelo incêndio seja calculado e reparado
Fogo consumiu região de morrarias do parque
Brigadistas controlam fogo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
O incêndio que consumiu uma área equivalente a três mil campos de futebol durante oito dias foi controlado no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso localizado a 65 quilômetros de Cuiabá. Grupos de brigadistas e até aeronaves trabalharam no controle das chamas. O clima também ajudou. Chuvas esparsas no entorno do parque alavancaram o índice de umidade e, consequentemente, auxiliaram na redução dos focos de incêndio no local.
Fogo já consumiu 10% do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
Ao menos 16 mil hectares divididos entre o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e a área de preservação do Estado já foram consumidos no incêndio que já dura quase uma semana.
Queimadas avançam no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
Fogo destrói área equivalente a 3 mil campos de futebol em parque de MT
O incêndio que atingiu nas últimas 24 horas o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, a 60 km de Cuiabá, já consumiu aproximadamente três mil hectares da área. Isso corresponde a três mil campos de futebol queimados. O ponto em que o fogo avança é a região conhecida como Morraria do Quebra Gamela, uma área de conservação ambiental, próximo ao Coxipó do Ouro.