Noticias Meio Ambiente
Ceará vai fazer parte do Inventário Florestal Nacional
O Serviço Florestal Brasileiro está avançando nas parcerias com estados no Nordeste para a realização do Inventário Florestal Nacional com o acordo de cooperação técnica firmado com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).
MT corre risco de sofrer terremoto de mais de 6 graus na escala de Richter
Mato Grosso corre o risco de enfrentar um tremor de terra de intensidade suficiente para causar estragos em cidades da região norte do Estado. É o que afirma o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros, especialista no estudo de tremores no Brasil. Na região da cidade de Porto dos Gaúchos (644 quilômetros de Cuiabá) há uma falha geológica onde abalos sísmicos vêm ocorrendo com frequência nos últimos anos. Apenas no ano passado, dos 42 tremores de terra registrados no Brasil, 20 foram em Mato Grosso. Todos naquela região.
Exército dos EUA se desculpa por fotos de abusos no Afeganistão
WASHINGTON,, 21 Mar 2011 (AFP) -O Exército dos Estados Unidos pediu nesta segunda-feira desculpas formais pelo sofrimento causado por fotos que mostram abusos que teriam sido cometidos por tropas desse país no Afeganistão.
MPE aciona Estado por degradação ambiental das nascentes do Rio Paraguai
O Ministério Público Estadual obteve liminar, nesta sexta-feira (18.03), em ação civil pública proposta contra o Estado de Mato Grosso que garante a efetivação da Área de Preservação Permanente das nascentes do Rio Paraguai, principal rio da Planície do Pantanal Mato-grossense. Embora a APP tenha sido criada há cinco anos, até hoje ela não foi implantada. No local, existem lavouras de soja que chegam até aproximadamente 10 metros das nascentes. No período das chuvas, os agrotóxicos utilizados no plantio dos grãos são levados diretamente para o rio.
Leopardo ataca rebanho de gnus, mas um dos animais o coloca para correr
Fotógrafo flagra leopardo camuflado se aproximando de gnus
Um fotógrafo ucraniano flagrou um leopardo atacando um grupo de gnus à beira de um rio no Parque Nacional Masai Mara, no Quênia.
Ciclone provoca ressaca no mar fluminense e pode gerar furacão
Um furacão com ventos de mais de 120 km/h se aproxima da costa marinha do Rio de Janeiro. O fenômeno se encontra a 110 km de distância do litoral, mas, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), segue em direção ao oceano Atlântico. Nos próximos dias, deverá chegar à África. As ondas no litoral fluminense devem chegar a até 2 m de altura nesta quarta-feira (16).
Pré-sal pode aprofundar dependência em matérias-primas e afetar ainda mais a indústria, diz FT
Uma reportagem do diário britânico "Financial Times" avalia nesta quarta-feira que a exploração do petróleo pré-sal pode aprofundar a dependência do país em relação às exportações e prejudicar ainda mais a indústria nacional.
Com ondas de 2 m, mar agitado assusta moradores em SC
A aproximação de um ciclone extratropical provocou ondas superiores a 2 m e deixou o mar agitado nas praias de Florianópolis nesta terça-feira. Os moradores da praia da Armação do Pântano do Sul, que teve mais de 15 casas destruídas pelo mar em 2010, se assustaram com a ressaca. Hoje, as ondas chegaram a passar sobre o muro de pedras construído para conter o avanço da água.
Nasce primeiro bebê coala no zoo de San Francisco em 10 anos
O Jardim Zoológico de San Francisco, Califórnia (EUA), apresentou na última quinta (10) uma filhote de coala nascida em janeiro deste ano.
O tremor, que foi o mais forte da história do país, provocou um tsunami que arrasou a cidade de Sendai
Para tremores como este não existe risco zero, diz professor
O professor de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Joaquim Mendes Ferreira diz ainda não existe tecnologia suficiente para que um país possa resistir, sem danos, a um terremoto como o registrado no Japão nesta sexta-feira. "O Japão é o país mais preparado e treinado do mundo, mas existe um limite. Não existe risco zero ou 100%. No caso de um tsunami, quem estiver perto na praia vai ser atingido, os barcos vão ser jogados, isso não tem jeito", afirma.