Noticias Meio Ambiente
Desmatadores derrubam o equivalente a 130 carretas de madeira em MT
O acaso levou fiscais do Ibama a encontrarem uma área de 32 km² de exploração irregular de madeira no município de Nova Ubiratã, em Mato Grosso. Eles circulavam na região após visitarem outra área de desmatamento e acabaram se perdendo, indo parar na fazenda onde milhares de metros cúbicos de madeira cortada ilegalmente estavam acumulados.
Espumadeira gigante para colher óleo é testada no golfo do México
Um navio-tanque modificado, considerado a maior espumadeira de óleo do mundo, está sendo testada no golfo do México para recolher milhares de litros de águas contaminadas com óleo.
Parques nacionais ineficazes devem ser vendidos, diz estudo
A melhor maneira de proteger a flora ameaçada de extinção é vender parques nacionais ineficiente e usar o dinheiro para comprar áreas com maior valor de conservação.
Queimadas em Mato Grosso estão em nível de alerta
O número de focos de calor no primeiro semestre de 2010, em Mato Grosso, aumentou em mais de 150% com relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 4.677 focos contra 1.844 registrados em 2009. O total de ocorrências para o primeiro semestre de 2010 traz um alerta, pois é semelhante ao primeiro semestre de 2006, que terminou com quase 60 mil focos de calor. Os dados fazem parte de uma análise elaborada pelo Instituto Centro de Vida (ICV) que utilizou uma série histórica de 1º de janeiro de 2005 a 29 de junho de 2010 dos dados dos sensores AQUA e TERRA do satélite MODIS.
Furacão Alex atinge a costa do México
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou na noite desta quarta-feira que o furacão Alex – o primeiro da temporada de 2010 no Atlântico – atingiu a costa nordeste do México, trazendo chuvas e ventos fortes.
Um terço dos veículos responde por 80% da poluição automotora do Brasil
Levantamento apresentado na semana passada na Câmara de Vereadores de São Paulo aponta que 33,8% dos veículos (um em cada três) são responsáveis por 80,2% da poluição produzida por carros, motos e caminhões no Brasil. Os dados se baseiam em pesquisa da Anfavea (Associação Nacional Fabricantes de Veículos Automotores), Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Proibição das queimadas pode começar 15 dias antes em MT
As previsões climáticas pessimistas para Mato Grosso nos próximos meses levaram o Comitê Estadual de Gestão do Fogo a solicitar ontem que o governador decrete a antecipação do período proibitivo de queimadas do dia 15 de julho para amanhã. A proibição se estende até o dia 15 de setembro e sua antecipação é uma tentativa de conter a proliferação dos focos de calor, que até ontem somavam 10.992 no Estado - 99,16% a mais que no mesmo período de 2009.
Comissão de Meio Ambiente vota nesta quarta-feira relatório contra o uso de amianto no Brasil
Será votado nesta quarta-feira (30/06), pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o relatório final do grupo de trabalho criado para analisar as implicações do uso do amianto e seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente. Depois do último pedido de vistas pelos deputados, o documento irá pela segunda vez a pleito.
Mais de 10 mil focos de queimada no Estado; Tangará lidera ranking
Mato Grosso é o líder brasileiro em focos de queimada registrados nos 6 primeiros meses de 2010. A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. O Estado tem 42% a mais de queimada que o segundo colocado (São Paulo), são 10.718 contra 6.222. O município que mais queimou neste semestre foi Tangará da Serra (239 km a médio-norte de Cuiabá) com 1.177 focos.