Noticias Meio Ambiente
Investimentos do Governo de MT no combate às queimadas será mantido
O Governo do Estado irá manter os investimentos necessários para continuar com o Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais neste ano, que foi iniciado em março.
Promotora instaura inquérito para investigar suposto despejo irregular da Louvada em rede fluvial
O MP solicitou manifestação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), que informou que foi constatada a veracidade da denúncia e, por isso, autuou a Louvada para que providenciasse o projeto de tratamento de efluentes comercial/industrial.
Lei proíbe copos e talheres de plástico na capital paulista
O vereador Xexeu Tripoli (PV), autor do projeto de lei sancionado hoje, disse que 16% do lixo gerado pelo município é de plástico em diversas formas. Na justificativa da proposta, o vereador defendeu que os copos e talheres descartáveis sejam substituídos por itens de material biodegradável ou reutilizável.
Quase mil animais silvestres são resgatados em MT; 40% a mais que no ano passado
São resgatadas diversas espécies de animais, sendo que as serpentes são as mais comuns. Onças também são frequentemente recapturadas pelos policiais do batalhão ambiental. Neste caso, a maioria é filhote.
Santuário em MT lança campanha para arrecadar R$ 95 mil e construir espaço para abrigar elefanta que está na Argentina
Guida e Maia, outra elefanta, foram os primeiros elefantes do santuário e chegaram em Mato Grosso em outubro de 2016. Elas eram atrações em shows de circos na Ásia, foram resgatadas e estavam vivendo em um pequeno sítio em Minas Gerais antes de serem levadas ao santuário em Mato Grosso.
Artistas de MT lançam música de protesto contra queimadas na Amazônia e Cerrado
“O objetivo desse clipe e dessa música é conscientizar a sociedade, que depende de nós o cuidado e o zelo pelo meio ambiente, para que as gerações futuras não sofram com as consequências destes atos”, confirma Bong.
MT perdeu 1,5 mil quilômetros quadrados de floresta entre 2018 e 2019
A área desmatada representa um aumento 13% em relação ao levantamento anterior, realizado entre julho de 2017 e agosto de 2018. É o quinto ano consecutivo que Mato Grosso apresenta uma taxa superior a 1.480 quilômetros quadrados.
Começa o período de defeso de oito espécies de peixes amazônicos
O Decreto 6.514/2008 estipula, em seu artigo 35, que quem for flagrado pescando, transportando, comercializando ou armazenando as espécies que devem ser preservadas pode ser punido com multa de 700 reais a 100 mil reais, com acréscimo de 20 reais, por quilo ou fração do produto da pescaria.
Desmatamento em Mato Grosso cai 22% em setembro
A plataforma conta ainda com alertas semanais de desmatamento tanto na região Amazônica como no Cerrado e Pantanal.