Noticias Educação/Vestibular
Em MT, rapaz rola para não perder prova
Muitos estudantes que não conseguiram chegar a tempo para o primeiro dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), neste sábado (3), alegam que o atraso foi gerado por conta do congestionamento nas avenidas de Cuiabá. A demora até o local de prova não foi apenas para quem depende do transporte coletivo, mas até para quem optou em ir de carro. O estudante Leonardo Morgan, de 20 anos, contou que saiu de casa quase duas horas com antecedência para não correr o risco de perder a prova. "Mas a correria foi em vão. O trânsito estava caótico e ainda tive que parar meu carro a duas quadras daqui. Não deu tempo", lamentou.
Enem começa neste sábado com mais de 5,7 milhões de candidatos
A edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa às 13h deste sábado (3), no horário de Brasília. Com um custo total do governo de R$ 266 milhões, o equivalente a R$ 46 por candidato, a prova tem mais de 5,7 milhões de inscritos e será aplicada em 15.076 endereços de 1.615 municípios brasileiros
Cuiabá terá 21 ônibus extras para atender estudantes nos dias de Enem
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) disponibilizará 21 ônibus extras para atender à demanda de estudantes que irão prestar as provas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana, nos dia 3 e 4 de novembro. Além da ampliação no número de ônibus, agentes de trânsito estarão distribuídos nos pontos de maior movimentação para a organização do tráfego, em escala especial durante o fim de semana.
MEC apresenta logística para "tranquilidade" do Enem
Às vésperas da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram nesta sexta-feira o processo logístico para que os quase 5,8 milhões de candidatos tenha "tranquilidade" ao fazer a prova. No sábado e no domingo, as provas serão aplicadas impreterivelmente a partir das 13h, horário de Brasília.
Professor defende reorganização do ensino médio para estimular aluno
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já pode ser comparado às provas adotadas por países desenvolvidos para ingresso em universidades, como o S.A.T., nos Estados Unidos, ou vestibulares unificados de países europeus, como a França e a Alemanha. Apesar de equiparar a prova nacional a modelos estrangeiros consolidados, o professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Remi Castioni diz que, para que o Brasil colha os mesmos resultados educacionais das grandes economias, precisa repensar a estrutura oferecida no ensino médio.
Enem será utilizado para ingresso em 95 instituições de ensino superior
Noventa e cinco instituições de ensino superior no país, incluindo 38 institutos federais, aceitam, atualmente, a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para o ingresso de alunos no ensino superior. O dado se refere ao primeiro semestre de 2012 e, para as vagas a serem preenchidas no próximo ano, pode mudar.
Enem: 3,4 mil itens foram monitorados, diz Mercadante
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira que 3,4 mil itens foram monitorados para garantir total segurança na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado no próximo final de semana, dias 3 e 4 de novembro.
Idoso mora em Kombi, estuda para o Enem e sonha em ter casa no ES
Cabelos longos, barba comprida e livros por toda a “casa”. Esta é a descrição mais fiel para o aposentado Vital Barbosa, de 62 anos, que há dois anos vive dentro de uma Kombi, em Vila Garrido, Vila Velha, Grande Vitória
Aulas do ‘MT Preparatório’ encerram hoje a noite
Chega ao fim na noite de hoje (01/11) a 2ª edição do programa educacional do Governo do Estado, o ‘MT Preparatório’. Após 11 semanas de atividades, com aulas gratuitas de segunda a sexta-feira, o programa encerra a semana com dicas e exercícios aos alunos que irão passar pelas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em todo o País no final de semana
Processo Seletivo 2013/1: IFMT oferece 1.820 vagas em 16 Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no estado de Mato Grosso
O Instituto Federal de Mato Grosso oferece 1.820 vagas em 16 Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em um dos 11 campi (Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Campus Cuiabá-Bela Vista, Campus São Vicente, Campus Juína, Campus Rondonópolis, Campus Barra do Graças, Campus Cáceres, Campus Pontes e Lacerda, Campus Campo Novo do Parecis, Campus Confresa e Campus Sorriso)
