Noticias Educação/Vestibular
Alunos de escola pública fazem 2ª fase da Olimpíada de Matemática
Os 860 mil estudantes de escolas públicas aprovados para participar da segunda fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) fazem provas neste sábado (11).
Sintep-VG conclama categoria a pressionar aprovação do PCCS
A subsede de Várzea Grande do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) conclama os trabalhadores da educação e a sociedade para participarem da votação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria. A sessão ocorrerá na próxima segunda-feira (13), às 18h, na Câmara Municipal.
Atenção: mudança de local na realização do I Encontro Regional dos Núcleos de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura
O I Encontro Regional dos Núcleos de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aqüicultura do Centro-Oeste, núcleos I e II (Cuiabá e Cáceres) que será realizado entre os dias 16 a 18 de setembro, teve alteração no local de realização do evento do Hotel Fazenda Mato Grosso para a sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - regional Mato Grosso, situada na rua Tereza Lobo, nº 399, Bairro Nosso Senhor dos Passos, em Cuiabá (MT). O evento é uma realização do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
Sábado tem nova etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática
Estudantes da educação básica de todo o País participam no próximo sábado da segunda fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em Mato Grosso, a competição vai reunir 18.468 classificados na primeira fase, que são alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. A divulgação dos vencedores está prevista para 26 de novembro.
Congresso do Sintep/MT fortalece luta dos profissionais da educação
Os trabalhadores da educação do Estado saíram fortalecidos do XIV Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). Segundo o presidente da entidade, Gilmar Soares Ferreira, a participação efetiva dos 840 delegados foi fundamental para fomentar as reflexões propostas nos encontros regionais.
MEC escolhe gráfica que vai imprimir as provas do Enem 2010
A gráfica RR Donnelley Moore foi escolhida, por meio de pregão eletrônico, para imprimir as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. O resultado foi publicado nesta quinta-feira (9) no “Diário Oficial da União”. O valor do contrato a ser pago pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de R$ 68.831.000,00.
Provão poderá ser aplicado de 3 formas em Mato Grosso
A realização do Exame Supletivo, conhecido também como provão, ferramenta cujo objetivo é regularizar a vida estudantil de quem não concluiu o ensino fundamental ou médio no período regular, neste ano, será aplicada de três maneiras, segundo a Secretaria Estadual de Mato Grosso (Seduc): exame supletivo online, Enem e Encceja.
Reduz número de estudantes em Mato Grosso
A quantidade de estudantes reduziu em Mato Grosso nos últimos 2 anos, passando de 923 mil para 904 mil. A média de alunos matriculados na educação infantil e ensinos fundamental e médio está abaixo da nacional. Enquanto o número de crianças entre 4 e 5 anos na escola é de 74,8% no Brasil, o Estado tem a porcentagem de 65,1% e ocupa o 9º lugar. Os dados foram divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Mais 4.800 vagas podem ser ofertados no ProJovem Urbano em 2011
A parceria Governo Federal e Governo do Estado, que por meio do ProJovem Urbano oferece elevação de escolaridade, capacitação profissional, informática e uma bolsa-auxílio de R$ 100 por mês para cada aluno participante, deve continuar em Mato Grosso em 2011. Nesta tarde de quarta-feira (08.09), o governador Silval Barbosa e gestores da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) alinharam algumas estratégias para o desenvolvimento do programa no próximo ano.
Governo muda regra para exigência de fiador em linha de crédito estudantil
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (8) que o governo federal mudou a regra para a exigência de fiador no Fies (Programa de Financiamento Estudantil). A medida provisória que altera o programa foi assinada pelo presidente Lula na segunda-feira (6) e publicada nesta quarta no Diário Oficial da União.
