Noticias Educação/Vestibular
Professores de MT exigem aumento de 21,51%, mas não falam em greve em MT
A defesa pelo pagamento de, no mínimo, 21,51% de recomposição do piso salarial estadual, para se chegar ao Piso Salarial Profissional Nacional, que é de R$ 3.845,63, em 2022. E, as ofertas do Profuncionário, assim como o desmonte promovido pelo governo Mauro Mendes, nas políticas educacionais, ganharam foco nas discussões dos trabalhadores da educação de todas as regionais.
“A emoção é a mesma que a de um atleta quando ganha um campeonato”, descreve reeducando após aprender ler e escrever
O processo de aprendizagem foi iniciado com as letras do alfabeto e soletração, que ele descreve ter tido algumas dificuldades iniciais, mas que foi só emoção ao conseguir ler a página inteira de um livro.
PM e Seduc capacitam gestores e diretores educacionais das Escolas Estaduais Militares
O coronel Assis ainda lembrou que a Escola Tiradentes da Capital é a pioneira no modelo de ensino militar, ressaltou a rápida ampliação das escolas militares pelo Estado e exaltou a parceria com a Seduc para a aprimoração da educação militar. “Chegamos a mais 20 escolas instaladas, com 11 mil alunos devidamente matriculados”, afirmou.
“Governo está construindo condições para que a educação de MT esteja entre as melhores do País”, afirma governador
Com investimento de R$ 30 milhões por ano, o Alfabetiza MT começou em 2021 com apoio técnico e pedagógico, formação de profissionais, avaliações externas e conclui o seu primeiro ano com a premiação de escolas e acompanhamento das ações.
Governador destaca importância dos cursos da Unemat para a formação de mão de obra qualificada para MT
A observação do governador foi feita durante a aula inaugural presencial dos cursos do Núcleo Pedagógico de Cuiabá, realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para alunos das turmas de Engenharia de Produção Agroindustrial, Gestão de Negócios e Inovação e Gestão Pública.
Senado aprova projeto que destina recursos do Fundeb para professores
Também foi definido que os recursos extraordinários recebidos por estados, Distrito Federal e municípios, em razão de decisões judiciais relativas ao cálculo do valor anual por aluno para a distribuição dos fundos e da complementação da União aos fundos relativos à educação, dentre eles o Fundeb, sejam investidos na educação.
Governo de MT destina R$ 8,2 milhões para escolas com melhores resultados de alfabetização
O Governo de Mato Grosso deu mais um importante passo rumo à consolidação da educação no Estado. Durante abertura do 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT, nesta quarta-feira (16.03), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, destinou R$ 8,2 milhões referentes ao prêmio Educa MT, que integra uma das ações do Programa Alfabetiza MT.
Coordenadores pedagógicos e diretores de escolas de tempo integral participam de encontro formativo
A proposta do encontro é resgatar os princípios educativos, sensibilizar, engajar e formar equipes gestoras, assim como divulgar os resultados do ensino integral pelo Brasil. Também participam da formação coordenadores de gestão e formação das 15 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Seduc já entregou 90% das apostilas do Sistema Estruturado de Ensino aos estudantes da rede pública
O material é entregue em formato de kit e já foram distribuídas 365.317 mil apostilas para estudantes do ensino médio e fundamental. O material didático desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) possui a metodologia já aplicada na rede particular e visa auxiliar professores e estudantes no processo de recomposição da aprendizagem, sendo considerado um dos melhores métodos de ensino do Brasil.
Governo realiza 2° Seminário de Integração do Alfabetiza MT e entrega prêmio Educa MT para escolas de 56 municípios
O programa Alfabetiza MT foi lançado pelo Governo de Mato Grosso em 2021 e, ao todo, serão investidos R$ 16.500.850,00 em recursos próprios, por meio do Programa Mais MT. Ele é inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará. Implantada há 14 anos, a iniciativa foi a responsável em elevar os índices de alfabetização entre os estudantes.
