Noticias Educação/Vestibular
UFMT abre concurso para 7 vagas remanescentes de docência
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza concurso público de provas e títulos para provimento de vagas remanescentes para cargos na carreira do magistério superior. O edital saiu publicado na edição do dia 25 de janeiro, do Diário Oficial da União, e o comunicado de vagas remanescentes publicado no dia cinco de abril, no portal da UFMT. São sete vagas, distribuídas entre os campi de Cuiabá (cinco vagas) e de Rondonópolis (duas vagas).
Inscrições no Fies devem começar nos próximos dias
O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou hoje (15) que nos próximos dias estará aberto o período de inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O programa permite que os universitários financiem os estudos em curso superior de instituições particulares. “O sistema estará disponível em uma ou duas semanas”, disse Haddad.
Brasil vai erradicar analfabetismo até o final da década, diz Haddad
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (15), durante o programa "Bom Dia, Ministro", transmitido para rádios de todo o país, que o analfabetismo estará erradicado no Brasil até o final da década entre a população de 15 anos ou mais.
Paralisação de alunos da UFMT ganha adeptos em outras faculdades
O movimento grevista dos estudantes na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, deve engrossar. Encabeçado por acadêmicos de cinco cursos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), o movimento recebeu ontem apoio de outros dois – Pedagogia e Comunicação Social -, segundo anunciou o coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Daniel Bretas.
O Prof. Edevamilton de Lima Oliveira profere palestra aos docentes enviados pelos CEFAPROS e NTMs
Alunos recebem certificado de conclusão de curso de informática em Rondonópolis
Cinco turmas de alunos do curso de informática receberam certificado de conclusão na tarde desta quarta-feira, 14 de abril, na União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairros – Uramb. A qualificação foi oferecida gratuitamente, por meio, da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social coordenado pelo Departamento de Políticas de Trabalho. Aproximadamente 70 alunos foram capacitados.
Auditoria orienta Unemat sobre extinção da Faespe e remuneração de professores
Em visita realizada na última semana à sede da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, os auditores Alysson Sander e Sérgio Duarte orientaram a diretoria da instituição sobre os procedimentos legais para a extinção da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe), ligada à universidade, e ainda à remuneração dos docentes que ministram aulas em cursos externos pela fundação.
Prefeitura de Rondonópolis e Unic se unem para realizar pesquisa científica
Encontrar diretrizes que propiciem o desenvolvimento econômico sustentável do município de Rondonópolis, observando suas vantagens competitivas em relação ao contexto mato-grossense. Sob esta definição, uma equipe composta por 24 alunos do curso de Administração da Unic Rondonópolis, coordenados pela professora Susana Piñol e com apoio técnico do professor Hugney Garcia, iniciam este mês a pesquisa de iniciação científica ‘Marketing Estratégico de Cidades’.
Professores aprovam o reajuste de 8,11%
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), considerou um avanço a Lei Complementar Estadual n.º 388, publicada no último dia 31, que garante o reajuste salarial de 8,11% à categoria a partir do dia 1º de maio. Entretanto, em assembleia geral realizada na segunda-feira, eles não descartaram a possibilidade de negociação de um novo piso salarial a partir de setembro deste ano, quando deverão se reunir com o Poder Executivo para a verificação da receita arrecada pelo Estado.