Noticias Educação/Vestibular
UFMT investiga denúncias de fraudes em aprovações por cotas no Sisu
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deve apurar denúncias de fraudes em requisitos de aprovados por cotas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na instituição. Na internet, movimentos sociais e internautas denunciaram candidatos que, supostamente, não atendem aos critérios especificados para as ações afirmativas.
Inscrições para o ProUni já podem ser feitas pela internet
Podem participar aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, alcançaram no mínimo 450 pontos e tiraram nota superior a zero na redação.
Prazo para inscrição no Sisu termina neste domingo
Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preenchem os requisitos e podem concorrer a essas vagas.
Sisu abre inscrições para mais de 235 mil vagas
A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.
Universidade da Bolívia dá 40 bolsas de estudo de medicina a jovens de MT
A cerimônia para a entrega das bolsas de estudos aconteceu na quarta-feira (16) e teve a participação do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Nilton Borgato, do reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Rodrigo Zanin, do representante do reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Marcus Arruda, do procurador da Prefeitura de Cáceres, Bruno Cordova e do presidente da Câmara dos Vereadores, Rubens Macedo.
Pais se organizam para gastar menos com material escolar
Segundo o presidente da Abfiae, Sidnei Bergamaschi, os aumentos se deram principalmente pela variação do dólar e pela alta no preço da matéria-prima do papel.
Acordo ortográfico completa uma década em vigor
Na fase de implantação, contudo, surgiram entraves. O início da unificação estava previsto para 1994, mas diversas razões - de ordem política, econômica e burocrática - inviabilizaram a iniciativa.
Nenhuma instituição com nota máxima em MT
Dentre 42 instituições, entre públicas e privadas, oito alçaram 4 de IGC, numa escala que vai de 1 a 5. Dentre elas, está a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a principal instituição de ensino superior do Estado, e o Centro Universitário (Univag). Outras 25 ficaram na faixa 3, a exemplo da Unemat e a Unic Cuiabá.
Em 2017, apenas 2,5% dos cursos de graduação tiveram nota máxima
O CPC classifica os cursos em uma escala de 1 a 5. O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos. Aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem 4 ou 5.
Comissão encerra sem votar Escola sem Partido e projeto é arquivado
Marcos Rogério disse que decidiu encerrar o trabalho da comissão devido a agenda cheia da Câmara dos Deputados neste final de ano. “O trabalho da comissão acaba concorrendo com o plenário, gera obstrução lá. Eu também tenho que ter consciência que existem outros temas importantes para o país que precisam ser votados no plenário”, disse.