Noticias Educação/Vestibular
Termina a greve dos profissionais da Educação em Mato Grosso
A partir desta sexta-feira (18.10) todas as escolas estaduais de Mato Grosso retomam as atividades. O período de paralisação foi encerrado nesta quinta-feira (17.10), após a assembleia geral dos profissionais da Educação, ao aceitarem a proposta apresentada pelo Governo que garante avanços salariais significativos para a categoria.
Prazo de inscrição para vestibular do IFMT é prorrogado até 4 de novembro
O prazo de inscrição do vestibular do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para os cursos superiores foi prorrogado até o dia 4 de novembro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da instituição. São ofertadas 596 vagas para os campi Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, Cuiabá - Bela Vista, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Vicente, Sorriso, e nos núcleos avançados de Jaciara e Campo Verde. Confira o edital.
Professores decidem sobre greve nesta quinta-feira
Trabalhadores da rede estadual de ensino realizam assembleia na tarde desta quinta-feira (17) e discutem a nova proposta apresentada pelo governo do Estado, em reunião na última terça-feira (15), intermediada pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Candidatos disputam 169 vagas para docente da Unemat
Dos 4.616 inscritos, 1.793 deixaram de fazer a prova, um percentual de 38,8%, o que já era esperado uma vez que a média nacional varia entre 30% e 40% em concursos para docentes. Notícia que diminui a concorrência para os que fizeram as provas e aumenta as chances de conquista de uma das 169 vagas para professor oferecidas pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UFMT).
Quase 40% dos inscritos em concurso da Unemat deixam de fazer prova
Quase 40% dos inscritos deixaram de fazer o concurso para 169 vagas para professor da Unemat, realizado nesta terça-feira (15), de acordo com a assessoria da instituição. Dos 4.616 candidatos, 1.793 não fizeram a prova, que foi aplicada em Cuiabá e Cáceres, a 250 km da capital, o que significa 38,8% do total. A média nacional de abstenção varia entre 30% e 40%.
Sintep/MT se reúne hoje (15) com MPE e Seduc
No dia do educador (15), o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) se reúne com representantes do Ministério Público do Estado (MPE) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para avançar na proposta apresentada pelo governo. O encontro será às 16h na Seduc e foi marcado a partir de uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (14) na Sede das Promotorias da Capital com intermediação do promotor de justiça e Cidadania Miguel Slhessarenko.
Em uma grande mesa, com membros do Sintep/MT, Seduc, o MPE conduziu a reunião aberta à imprensa. Miguel destacou a intenção de mediar um entendimento entre a categoria e o governo para solucionar o impasse diante das propostas repetidas feitas pelo Executivo e que não avançam na pauta reivindicada pelos trabalhadores.
Em uma grande mesa, com membros do Sintep/MT, Seduc, o MPE conduziu a reunião aberta à imprensa. Miguel destacou a intenção de mediar um entendimento entre a categoria e o governo para solucionar o impasse diante das propostas repetidas feitas pelo Executivo e que não avançam na pauta reivindicada pelos trabalhadores.
Prova de concurso da Unemat será aplicada nesta terça-feira em Cuiabá
A prova do concurso público para professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está marcada para esta terça-feira (15), em dois locais de Cuiabá. Segundo informações da Unemat, 4.616 pessoas se inscreveram para disputar as 169 vagas do concurso. Os salários variam de R$ 1.837,17 até R$ 12.583,40, conforme a titulação exigida.
Greve nas escolas preocupa alunos de MT que farão as provas do Enem
A greve dos trabalhadores da rede estadual de ensino, que já dura dois meses, tem causado preocupação aos estudantes que vão fazer o vestibular e também o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. Alguns alunos avaliam que o desempenho deles pode ser prejudicado por causa dos dias letivos perdidos com a paralisação.
Governo realizará concurso com 2,5 mil vagas na segurança pública
O governo do Estado prepara um pacote de medidas de impacto na área da segurança pública que começa na próxima semana com o lançamento oficial de concurso público para cerca de 2,5 mil novos homens para a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros, para reforçar o atual efetivo que atuará durante a Copa do Mundo e depois será redistribuído em todo Mato Grosso.
Nota: Sintep/MT repudia ameaças do secretário de administração Francisco Faiad
O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) repudia as ameaças registradas pelo secretário de administração Francisco Faiad. Por meio da imprensa Faiad tem afirmado que irá promover o corte de ponto dos trabalhadores e rescindir contrato com os interinos. Como o sindicato vem afirmando, o governo não possui embasamento legal para tais práticas e é leviano aos divulgar ameaças contra os profissionais em greve há 60 dias.