Noticias Educação/Vestibular
Abertas as inscrições para o Vestibular do IFMT
Estão abertas as inscrições no período de 03 a 15 de maio, do Vestibular 2010/2 para o ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2010, nos cursos da Educação Profissional Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). São ofertadas 320 vagas nos Cursos Superiores dos Campi Cuiabá - Octayde Jorge da Silva (195 vagas), Campus Cuiabá - Bela Vista (85 vagas), Campus São Vicente – Núcleo Avançado de Jaciara (40 vagas).
Mestrado em Educação da Unemat tem sua aula inaugural em Cáceres
O professor Dr. Jadir Pessoa, da Universidade Federal de Goiás, ministrou a aula inaugural do programa de mestrado institucional em Educação da Unemat na manhã desta terça-feira (04), falando sobre a trajetória dos cursos de mestrado em educação no Brasil.
Inscrições do vestibular para bacharel em Administração Pública vão até 31 de maio
Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o vestibular do curso bacharel em Administração Pública na cidade de Guarantã do Norte (distante 721 km ao norte de Cuiabá). As inscrições devem ser feitas por intermédio do site da Universidade Estadual de Mato Grosso - Unemat. O curso é oferico pela Universidade Aberta do Brasil - UAB, em parceria com o pólo da Unemat, coordenado por Marta Helena.
UFMT abre inscrições em concurso com 56 vagas para professores
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza concurso público de provas e títulos para provimento de cargos na carreira do magistério superior. O edital saiu publicado na edição do dia 1º de abril, do Diário Oficial da União. São 56 vagas, distribuídas entre os campi de Cuiabá (19 vagas), Sinop (14 vagas), Médio Araguaia (13 vagas) e de Rondonópolis (10 vagas) .
Estagiários ganham em média R$ 683 por mês
Veja quais cursos rendem os estágios mais bem pagos
Estagiários brasileiros recebem, em média, R$ 683 por mês, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (4). O levantamento sobre as bolsas-auxílio em 2010 foi feito pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), com 16.328 jovens de diferentes níveis do país, entre 22 de março e 23 de abril. Todos os participantes têm os contratos assinados segundo as regras da nova Lei do Estágio.
Oficina em Sinop aborda estudo das receitas para implantação do piso
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, esteve em Sinop, a 503 km de Cuiabá, nos dias 29 e 30 de abril. Ele ministrou, junto com o secretário de Comunicação da entidade, Julio Cesar Martins Viana, uma oficina sobre o papel do Sindicato e a importância do estudo das receitas.
Doutorado na Área de Economia das Instituições e do Desenvolvimento
Dada a diversidade de orientações teóricas, metodológicas, e temáticas de seus professores, o Departamento de Economia da FEA-USP criou, em 2008, a área de especialização em "Economia das Instituições e do Desenvolvimento" (I&D) em seu Programa de Doutorado em Economia. O objetivo central dessa nova área é formar pesquisadores de excelência e desenvolver pesquisas em vertentes teórico-metodológicas que não se restrinjam à teoria neoclássica - privilegiada na área de especialização em Teoria Econômica do Programa de Doutorado.
Trabalhadores da educação de Santa Terezinha (MT) estão em greve
A rede municipal de ensino de Santa Terezinha, a 1.329 km de Cuiabá, entrou em greve, ontem (03), por tempo indeterminado. A paralisação foi deliberada em assembleia geral da categoria, no sábado (1°). Os profissionais reivindicam a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) e aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), com enquadramento dos funcionários de escola.
Erros nas avaliações sempre vão ocorrer, diz ex-presidente do Inep
Nos quatro anos em que esteve à frente do Inep (instituto do MEC responsável por estudos e avaliações educacionais), o economista Reynaldo Fernandes ajudou a criar o Ideb (índice que avalia a qualidade do ensino cada escola do país), venceu resistências à divulgação das médias do Enem por escola e consolidou avaliações no ensino superior.
Novo Fies terá parcelas fixas até o final do financiamento, diz Ministro da Educação, Fernando Haddad.
Novo Fies assegura parcelas fixas até o fim do financiamento
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (3) que o novo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) terá prestação fixa até o final do financiamento independentemenete da variação da inflação e da taxa de juros. “O contrato feito a partir de agora implica prestações fixas até o final. É preciso frisar isso para evitar que o aluno tenha medo de contratar o financiamento”, disse o ministro.