Noticias Educação/Vestibular
Universia explica a importância da comunicação entre pais e jovens vestibulandos
Muitos jovens encontram dificuldades na hora de escolher um curso universitário, um dos fatores que pode tornar essa decisão ainda mais difícil são as divergências de opinião com a família. Isso acontece porque muitos pais atribuem, antecipadamente, qualidades e defeitos a determinadas profissões, ou sonham que seus filhos sigam carreira em áreas que consideram mais estáveis e lucrativas. O portal Universia preparou um conteúdo que conta como os vestibulandos podem se comunicar com os pais e contar com o apoio da família para buscar opções de curso.
Escola de Mato Grosso é destaque em Prêmio da Fundação Airton Senna
Quando o assunto é inovação, Mato Grosso está sempre no topo da lista. Desta vez, a novidade não veio do agronegócio, mas da Educação. Em Cuiabá, a pequena Escola Estadual ‘Dom José do Despraiado’, implantou um projeto educacional inédito, virou notícia e foi parar num dos temas pré-finalistas do 10º GP Ayrton Senna de Jornalismo, promovido pelo Instituto que leva o nome do tricampeão de Fórmula 1.
Bakhita apresenta ferramentas diferenciadas para a educação dos alunos
A Escola Bakhita, localizada em Perdizes, São Paulo, baseia-se na concepção sócioconstrutivista, do psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) e Piaget (1896 – 1980), e foca na interação entre alunos e professores e entre alunos com outros alunos, para assim produzir o conhecimento. “O aluno traz de casa uma vivência que é compartilhada com os amigos de classe e que passa a ser intermediada pelo professor e aprofundada”, revela a diretora pedagógica da escola, Maria Regina dos Santos Martins.
MEC libera inscrições para o Fies
Abertas inscrições para crédito estudantil do Fies
O Ministério da Educação (MEC) liberou as inscrições para o novo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), disponibilizado nos sites do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Crédito estudantil só vai sair para quem tiver Enem
A partir de 2011 só poderá pedir financiamento estudantil quem fizer o Enem
O MEC (Ministério da Educação) vai passar a exigir a participação no Enem para os estudantes que pedirem financiamento estudantil pelo Fies, programa do governo federal. A medida vale só para quem entrar na faculdade no primeiro semestre de 2011. O aluno que for pedir financiamento este ano não precisa comprovar participação no Enem.
Demora do STF em julgar ADI contribui para descumprimento da Lei do Piso
Muitos são os impedimentos alegados pelos gestores públicos para a não aplicação da Lei 11.738/08, que estipula o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) aos professores das redes públicas. O principal argumento utilizado pelos prefeitos de Mato Grosso é a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.167, que contesta a referida Lei e aguarda julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Cansados dessa e outras manobras políticas, os trabalhadores da educação iniciaram a campanha pelo piso salarial de R$ 1.312,00.
Popularização das ferramentas digitais impulsiona crescimento de cursos multimídia
IPod no bolso, smartphone na mão, laptop na mochila e Ipad na cabeça. Assim caminha hoje grande parte da humanidade. Com o objetivo de suprir esse público de conteúdo, o curso de produção multimídia está em alta entre as graduações superiores de tecnologia --mais curtas e voltadas para o mercado de trabalho que os bacharelados.
Tabus ainda marcam aula de educação sexual
Tabelinha funciona? Existe uma idade certa para transar pela primeira vez? Tem perigo de a pílula não funcionar? Masturbação faz mal para saúde? Apesar de viverem cercados por informação de acesso fácil, os jovens continuam com os antigos mitos sobre o sexo na cabeça. Desconstruí-los continua sendo o principal objetivo das aulas de educação sexual nas escolas.
Drogas e desvalorização do professor explicam violência nas escolas, diz antropóloga
A antropóloga Alba Zaluar, coordenadora do Núcleo de Pesquisas das Violências da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), avalia que o comportamento desrespeitoso de alunos em relação aos professores nas escolas públicas do Rio de Janeiro é consequência da desvalorização da profissão.
Curso ensina professor a lidar com violência em aula
A questão da violência nas escolas é tão preocupante que o MEC (Ministério da Educação), em parceria com o Claves (Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli), da Fundação Oswaldo Cruz, criou um curso de atualização destinado a professores da rede pública para o enfrentamento da violência e defesa dos direitos na escola.