Noticias Educação/Vestibular
Educadores paralisam atividades em Nortelândia
Os profissionais da educação do município de Nortelândia participaram nesta quarta-feira (11) do Dia da Paralisação Nacional, movimento desencadeado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP), com o objetivo de chamar a atenção para a valorização profissional da classe, mais investimentos na educação, aprovação do Plano Nacional da Educação, com financiamentos para alcançar as metas propostas, o aumento do PIB de 10% para a Educação, a qualidade na aprendizagem e nas condições de trabalho.
Professores das redes federal, estadual e municipal juntam-se para protesto em frente à Prefeitura Cuiabá
As três esferas da educação, municipal estadual e federal, se juntaram na tarde desta quarta-feira (11) para uma manifestação na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá. Os professores pleiteiam aumento no repasse do Produto Interno Bruto (PIB) à educação, posse de concursados no estado e cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação.
Sintep/MT participa de ato público pela Educação em Brasília
Cerca de 1.400 trabalhadores da educação de todo o país, entre eles representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), estão reunidos hoje (11) em Brasília (DF) para pressionar os parlamentares pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). Nesta manhã, os manifestantes estão no anexo que abriga a maioria dos gabinetes dos senadores. Já no período da tarde, eles participam de audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado.
Sinop: mais de 20 mil alunos ficam sem aulas hoje
Mais de 20 mil alunos das redes municipal e estadual ficam sem aulas hoje, em Sinop. Os profissionais da Educação aderiram à mobilização nacional pela aplicação do piso salarial e Plano Nacional de Educação (PNE). Eles fazem ato público, logo mais, às 8h, na praça Plínio Callegaro, com passeata pelas avenidas das Itaúbas e Embaúbas.
Senai-MT qualifica comunidades quilombolas de Poconé
A comunidade quilombola Campina de Pedra, localizada no município de Poconé (a 115 quilômetros de Cuiabá), possui 200 habitantes e apenas dois computadores. O número de equipamentos parece pequeno para a quantidade de pessoas. No entanto, os computadores mal são usados por falta conhecimento em informática entre as pessoas do local. É o que explica Teófilo Mendes da Silva, 50 anos, representante da comunidade, que tem esperança de ver esta situação mudar. Ele é um dos 70 estudantes que concluíram recentemente o curso de Operador de Microcomputador, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) para promover a inclusão digital das famílias na região.
Arenápolis recebe ônibus escolar e aumenta frota para atender estudantes da Zona Rural
O município de Arenápolis passa a ter três ônibus escolares novos, incrementando a frota que atende os alunos da Zona Rural, garantido melhor qualidade e segurança aos estudantes que necessitam do serviço, que antes eram feitos por ônibus de empresas particulares.
Trabalhadores da educação vão discutir indicativo de greve
Os trabalhadores da educação de Várzea Grande realizam assembleia geral nesta quarta (11), Dia Nacional de Paralisação, às 14 horas, no Ginásio Esporte da Escola Estadual Adalgisa de Barros. Em pauta, campanha salarial 2011, indicativo de greve, dentre outros assuntos de interesse da categoria.
Locais das provas do vestibular da Unemat
Os locais de realização das provas do vestibular da Unemat e do Curso de Formação de Oficiais da PM e Corpo de Bombeiros (CFO) já estão disponível para consulta pelo site www.unemat.br/vestibular. Os candidatos só podem conferir o local de maneira individual, que será efetuada pelo número do CPF do estudante.
Trabalhadores da educação de Colíder resistem às manobras do prefeito
Apesar das manobras do Poder Executivo para não implantar o piso salarial, os trabalhadores da educação de Colíder, a 648 km de Cuiabá, continuam em greve. A paralisação foi deflagrada no dia 06 de maio e, desde então, a categoria sofre pressão do prefeito Celso Paulo Banazeski. Ele alegou, na sessão de ontem (09), na Câmara Municipal, que se o reajuste proposto não fosse aprovado naquele momento, não poderia mais ser feito este ano.
Anglo oferece treinamento gratuito para o Enem 2011
O MEC deve definir nos próximos dias a data do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 – Enem, que em 2010 registrou quase 5 milhões de inscritos. Desde que mudou o formato da prova, em 2009, o Enem passou a ter ainda mais importância por também servir como seleção (ou parte da seleção) para diversas universidades públicas e privadas do país.