Noticias Politica MT
Para não ser cassado, Deucimar vai renunciar a mandato
O vereador Deucimar Silva (PP) irá renunciar ao seu mandato para não ser cassado pela Câmara de Cuiabá. A informação foi confirmada ao MidiaNews na última sexta-feira por outro parlamentar cuiabano. Segundo ele, a estratégia de Deucimar é usar como justificativa para a renúncia o fato de que irá assumir, temporariamente, uma cadeira na Assembléia Legislativa, já que é o segundo suplente do partido.
Desembargador afastado, Evandro Stábile quer ser julgado por ministro Gilmar Mendes
Evandro Stábile quer ser julgado por Gilmar Mendes
O desembargador afastado do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral, Evandro Stábile, ingressou com um pedido de reconsideração no Supremo Tribunal Federal para que seja revista a decisão da ministra Carmem Lúcia, que negou o retorno do magistrado às suas funções. Ele está afastado desde junho passado, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Saguas é eleito presidente do PT; Abicalil fica de vice
O deputado federal Ságuas Moraes é o novo presidente do diretório estadual petista. A eleição foi nesta sábado à tarde, em Cuiabá, após o ex-deputado Carlos Abicalil ter renunciado porque, como ficará em Brasília exercendo função de secretário nacional no Ministério da Educação, sua atividade não será compatível com a mobilização partidária em Mato Grosso. Mas ele continua dando as cartas no partido com o "fiel aliado" Saguas de presidente. Abicalil passou a ser vice-presidente.
Taques volta a defender reforma do Pacto Federativo
O senador Pedro Taques (PDT) voltou a defender reforma política que contemple também a reforma do Pacto Federativo e ainda propôs um acordo entre a bancada federal mato-grossense para o direcionamento das emendas parlamentares. "Quando se fala em reforma política, muitos associam somente com a reforma eleitoral. Penso que a reforma passa também por um repensar dos municípios. As emendas parlamentares individuais permitem que os parlamentares levem as emendas aos municípios e escolham, com os prefeitos, onde elas serão aplicadas. Para mim, isso não é certo", disse em entrevista a uma emissora de rádio de Cuiabá.
16 recebem pensão vitalícia; Stábile cobra extinção junto à OAB nacional
O presidente da OAB de Mato Grosso, Cláudio Stábile, encaminhou nesta sexta (4) à OAB Nacional a lista com os 16 nomes dos ex-governadores e beneficiários de “gordas” pensões e/ou aposentadorias . No documento, Stábile cobra que o Conselho Federal adote as providências cabíveis para o “necessário combate ao mencionado privilégio que causa enormes prejuízos a toda sociedade mato-grossense”.
Silval equivoca-se ao insistir em ter DEM como aliado, afirma Maurição
O governador Silval Barbosa (PMDB) cometeu um equívoco ao convidar o Democratas (DEM) para compor a base situacionista e erra ao insistir no convite. A avaliação foi feita pelo prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, o popular Maurição, um dos principais expoentes do PR, em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.
Riva espera que novo líder do governo seja aberto ao diálogo
O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), disse que espera com tranquilidade a indicação de quem será o líder do governo na Casa. A escolha será feita pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e o mais cotado para assumir o posto é Mauro Savi (PR), que vem ocupando desde o governo Blairo Maggi (PR).
Ex-presidente tenta novo mandato na União das Câmaras de MT
Começou a contagem regressiva para a eleição de presidente da União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso - UCMMAT- marcada para dia 23. Depois de seis anos longe do cargo, o vereador Miguel Moreira da Silva, mais conhecido como "Miguelão", entra na disputa pela vaga para presidente, para a gestão 2011/12. A instituição tem como missão auxiliar a ação do legislador municipal, levando em conta questões de administração pública, finanças municipais e Processo Legislativo Municipal no Estado de Mato Grosso.
Poção assume Cultura de Cuiabá e PP amplia espaço na gestão Galindo
O ex-vereador por Cuiabá e quinto suplente do PP na Câmara Municipal, Luiz Poção, será indicado pelo Partido Progressista (PP) para assumir a Secretaria de Cultura de Cuiabá. A definição em torno do nome de Poção se deu após reunião entre as lideranças da sigla progressista no final da tarde desta quinta-feira (3).
Abicalil renuncia e Ságuas comanda PT; Lúdio ensaia disputa
Em sua primeira reunião pós-eleições gerais, marcada para este sábado, às 13h, no Hotel Veneza, em Cuiabá, o ex-deputado federal Carlos Abicalil vai apresentar uma carta-renúncia da presidência regional do PT. Ele vai alegar que não terá mais tempo para conduzir a legenda no Estado, principalmente por causa das visitas aos municípios porque ficará mais tempo em Brasília. Ele será noemado para o cargo de terceiro escalão como secretário especial do Ministério da Educação. O grupo de Abicalil, que detém maioria do diretório estadual, deve indicar e eleger o deputado federal Ságuas Moraes, que já foi presidente da legenda.