Noticias Politica MT
Governador recebe lista tríplice e define novo defensor-geral de MT
O governador Silval Barbosa (PMDB) deverá receber nesta terça-feira (30) a lista tríplice com os nomes mais votados em disputa interna da categoria para ocupar a cadeira de defensor-geral do Estado. Atualmente o cargo é exercido pelo defensor Djalma Sabo Mendes, que encaminhará a lista ao gabinete do governador, já que o prazo para envio termina hoje.
Pedro Taques descarta ser candidato à prefeitura de Cuiabá em 2012
O senador eleito Pedro Taques (PDT) descartou, hoje, qualquer tipo de pretensão em ser candidato à prefeitura de Cuiabá em 2012. O pedetista afirmou que será mais útil para a capital, e Mato Grosso, articulando recursos como senador. "Servirei melhor à Cuiabá e ao Estado estando no Senado Federal", declarou.
Juarez forma comissão para investigar gestão de Leitão em Sinop
O prefeito Juarez Costa (PMDB) formou comissão para tomada de contas especial de um convênio de R$ 260 mil, firmado em dezembro de 2007, entre a Prefeitura de Sinop e o Ministério do Turismo (MTur). A verba foi usada no carnaval de 2008, último ano da gestão do prefeito Nilson Leitão (PSDB), hoje eleito deputado federal.
Cuiabá terá 25 vereadores a partir da eleição em 2012
O presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat), Aluízio Lima (PR), de Salto do Céu, afirma que o censo de 2010 deve fazer com que o Estado tenha já a partir da eleição de 2012 pelo menos 100 vereadores a mais. Atualmente, são 1.295. Cuiabá passaria de 19 para 25 parlamentares.
Se Henry entrar, Leitão perde para Ságuas por 6 votos; confira cálculos
O resultado das urnas e os embaraços jurídicos produziram uma situação inusitada e intrigante, com três nomes na briga por duas das oito cadeiras na Câmara Federal, mesmo após as eleições. Pedro Henry (PP) obteve 81.454 votos, mas, como está enquadrado na Lei da Ficha Limpa, não foram validados, portanto, está fora. Ele ingressou com recurso. Se conseguir derrubar a decisão que cassou sua candidatura e tornar os votos válidos, será considerado reeleito. Nesse caso, quem perde a vaga é Nilson Leitão (PSDB) ou Ságuas Moraes (PT). Os três se mostram apreensivos.
TRE aprova despesas de dois eleitos
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) aprovou ontem a prestação de contas de campanha do deputado federal reeleito Wellington Fagundes (PTB), do deputado estadual eleito Luiz Marinho (PTB) e da suplente de deputada federal Jaqueline Guimarães (PHS). As contas foram as primeiras apreciadas pelo Pleno referentes à Eleição 2010.
DEM engrossa "fila" dos que esperam cargos
Em fase de montagem do novo staff, o governador Silval Barbosa (PMDB) poderá contemplar o Democratas com cargos na administração estadual. A informação é do deputado estadual Gilmar Fabris (DEM) que se reuniu ontem, pela manhã, com o governador reeleito. O democrata reforçou o posicionamento do senador Jayme Campos (DEM) que anunciou, na semana passada, estar disposto a caminhar junto com o chefe do Executivo, pelo bem do Estado.
Deputado Zé Domingos nega entendimento para ser secretário de Silval
O deputado estadual José Domingos Fraga Filho (DEM) negou que tenha sido chamado para compor o próximo secretariado do governador reeleito Silval Barbosa (PMDB). Nos bastidores circulou que o democrata pelo chefe do executivo estadual para comandar a Secretaria de Agricultura Familiar, a ser desmembrada da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder).
PT se antecipa para compor o staff estadual
Temendo injustiça na escolha do novo secretariado do governo Silval Barbosa (PMDB), o Partido dos Trabalhadores se reuniu ontem para formalizar as áreas de interesse da legenda e indicar interlocutores que terão a missão de incitar o chefe do Executivo ao debate sobre o tema. De acordo com o presidente regional do PT, deputado federal Carlos Abicalil, o partido, que aguardava manifestação de Silval, irá antecipar o assunto em virtude da proximidade da diplomação do governador reeleito. “Estamos a um mês do final do ano. Composição de governo é um assunto que demanda avaliação cautelosa. Vamos antecipar nossas afinidades políticas e áreas de atuação”, explicou Abicalil.
Pela 3ª vez, Stábile tenta anular Asafe
O presidente afastado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Evandro Stábile, tenta mais uma vez anular os efeitos da operação Asafe, da Polícia Federal, que investiga sua participação em suposto esquema de venda de sentenças. Depois de ingressar com mandado de segurança e habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), o magistrado protocolou um Recurso Extraodinário (RE) no Superior Tribunal de Justiça (STJ).