Noticias Politica MT
ZSEE é um dos projetos de maior abrangência
Um dos projetos mais importantes apreciados na Assembleia Legislativa em 2010 foi o Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso. Aprovado em segunda votação em 27 de outubro, o projeto de Lei nº 273/2008, que institui a Política de Planejamento e Ordenamento Territorial do Estado, ainda não foi sancionado pelo governador Silval Barbosa (PMDB).
Projetos aprovados na AL são mais setorizados
Embora os trabalhos do Poder Legislativo tenham sido afetados por conta das eleições, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso contabiliza saldo quantitativo positivo em 2010. Levantamento da Casa aponta que a produção em Plenário rendeu 1.158 proposições analisadas pelos parlamentares, sendo que o maior volume foi para os projetos de resolução com 502 matérias. O teor das leis aprovadas, no entanto, mostra que nem todos os projetos são de grande relevância social.
3 vão disputar a sucessão de Aluízio na Ucemmat
O presidente da Câmara de Nova Mutum Unírio Schirmer, o Ratinho (PR), o vereador de quarto mandato por Água Boa, Marcos Júnior Mendonça, o Marquinhos (PTB), e Gilvan Rodrigues da Silva, de São José do Rio Claro, vão disputar a presidência da União Mato-grossense das Câmaras Municipais do Estado (Ucemmat). Empurrado pelo atual presidente Aluízio Lima Pereira (DEM), vereador por Salto do Céu, Ratinho é o favorito, mas Marquinhos promete dar trabalho.
Riva nega crise no PP e define secretários com Silval
O deputado reeleito José Riva, um dos líderes do PP, negou que a sigla esteja em crise devido ao impasse em relação ao nome que assumirá a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Nos bastidores a informação é de que o problema estaria ligado à intransigência do vice-governador eleito Chico Daltro (PP), que não quer abrir mão de voltar a ocupar a pasta.
Após derrota nas urnas, Daltinho quer disputar a prefeitura em 2012
O deputado estadual, Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho, que buscava a reeleição e foi derrotado nas urnas, garantiu nesta segunda (27) que pretende disputar a Prefeitura de Barra do Garças. Entretanto, afirmou que ainda é cedo para pensar em candidatura.”Política é uma atividade caríssima e, além disso, é um suicídio político ficar se lançando como candidato sem estratégias bem traçadas”, pontuou Daltinho.
Dilceu marca reunião com cúpula e reafirma a oposição do DEM a Silval
A aproximação de alguns democratas do Governo Silval Barbosa (PMDB), entre eles o deputado José Domingos Fraga que atualmente é cotado para assumir a secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, fez com que o partido convocasse uma reunião com a Executiva Estadual para esta terça (28).
Sinop: Juarez declara que ainda é cedo para articular projeto de reeleição
O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), declarou que ainda não começou a pensar em seu projeto de reeleição para 2012. Ele acredita que ainda é cedo para qualquer tipo de movimentação política neste sentido no momento. O peemedebista, todavia, não descarta iniciar uma aproximação com outras agremiações já a partir do próximo ano.
Ságuas é o único deputado a participar de sorteio de gabinetes
O deputado federal eleito Ságuas Moraes (PT) foi o único de Mato Grosso a participar do sorteio de distribuição de gabinetes para a 54ª legislatura. Ele fez parte de uma lista com os nomes de outros 141 parlamentares para definir em quais gabinetes atuarão a partir da próxima gestão.
Indicações para compor secretariado de Silval vão alterar 50% da bancada
Nestas eleições, dos oito deputados federais que desfrutam de mandato até 31 de janeiro, seis garantiram a permanência na Câmara Federal. No entanto, nem todos deverão assumir suas cadeiras em 1º de fevereiro, aumentando o número de parlamentares novos na bancada federal de Mato Grosso no Congresso.
PGE recomenda veto integral ao projeto do zoneamento
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em parecer do procurador Patrick Ayala e da suprocuradora Ana Flávia Gonçalves Aquino, recomendou veto total ao projeto que institui o Zoneamento Sócio-econômico Ecológico (ZSSE). O veto já está na mesa do governador Silval Barbosa (PMDB), que deve acatá-lo na íntegra.
