Noticias Politica MT
Mauro retorna a Câmara de Cuiabá e Flávio Garcia volta para Prefeitura
O jornalista e marqueteiro Mauro Cid retorna a Câmara Municipal de Cuiabá como chefe de gabinete do presidente da Casa de Leis, vereador Júlio Pinheiro (PTB). Por sua vez, o atual secretário de Imprensa da Câmara de Vereadores, Flávio Garcia, voltará para a Secretaria de Comunicação Social; mas ainda não se sabe se no cargo de secretário, como já ocupou durante cerca de três anos nas gestões de Wilson Santos e do atual prefeito Chico Galindo.
MPF pede apuração de explosão de caminhão próximo a aldeia indígena
Ministério Público Federal cobrou uma atuação imediata da Funai para que coordene e articule o comparecimento de uma equipe, juntamente com o grupo tático da Polícia Federal, para apurar a situação de conflito na aldeia Kapotnhinore, em Mato Grosso, e intermediar uma solução pacífica.
PSD em Rondonópolis mira empresariado
A dificuldade do setor empresarial de Rondonópolis com relação ao avanço das extensas pautas de reivindicações que tem apresentado junto ao poder público - tanto municipal quanto estadual - foi assunto central da visita da cúpula do PSD estadual em Rondonópolis. O setor do transporte, por exemplo, cobrou medidas emergenciais com relação às condições das estradas e celeridade na discussão sobre um projeto que crie o Fundo Estadual de Apoio ao Transporte.
Osmar deixa governo e encabeça as alterações
O secretário de Comunicação do governo do Estado, Osmar Carvalho, confirmou que pediu ao governador Silval Barbosa (PMDB) para se desligar do staff governamental diante das dificuldades enfrentadas e para servir como um instrumento de oxigenação da atual estrutura de governo que vem sofrendo críticas políticas pontuais, principalmente desferidas pelos deputados estaduais, por falta de resultados práticos e positivos. Mergulhada em dificuldades, a administração estadual começou a ter percalços por causa dos solavancos econômicos impostos pela crise mundial que afetou as finanças públicas e teve repercussão negativa nas políticas e ações governamentais.
Fraga pode não reassumir vaga de deputado estadual
Para proteger o correligionário e primeiro-suplente da coligação DEM-PSDB-PTB, Gilmar Fabris (PSD, ex-DEM), o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga (PSD, ex-DEM), pode não retornar à Assembleia Legislativa. Ele, o secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, e o presidente do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat) deixam o cargo no dia 1º de março, conforme determinação do PSD.
Justiça eleitoral de Sinop suspende cotas de mais um partido
A juíza em exercício da 22ª zona eleitoral de Sinop, Giovana Pasqual de Mello, acolheu parecer do Ministério Público Eleitoral e suspendeu o repasse de cotas ao Partido Progressista (PP) de União Sul ( 180 km de Sinop). Na decisão publicada no Diário de Justiça Eletrônico, que circula hoje, ela julgou não prestadas as contas de 2010. O repasse fica suspenso até que a sigla regularize a situação.
Sampaio diz que Abicalil fica de fora
O presidente do diretório estadual do PT, Willian Sampaio, afirmou que o ex-deputado federal Carlos Abicalil não deve interferir nas articulações em torno das candidaturas para o pleito deste ano na Capital. Abicalil, diz, está analisando algumas propostas que recebeu para poder tomar alguma decisão.
Sorriso: secretária explica na câmara medidas sobre plágio em processo seletivo
A secretária de Educação, Avanice Zanatta, foi ontem à noite, à câmara municipal e explicou, aos vereadores, que foi aberta sindicância para apurar o caso da prova do processo seletivo da prefeitura (para contratar 150 professores) ter sido plagiado. Os parlamentares questionaram os nomes dos servidores que formavam a comissão responsável pela aplicação da prova, porém a secretária preferiu não informá-los. "Não podemos sair acusando. Temos que, primeiro, investigar, pois todos têm direito de defesa", expôs.
“Estamos provocando o governador”, diz Riva
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva (PSD), afirmou que o anúncio de entrega dos cargos ocupados pelo PSD no governo de Silval Barbosa (PMDB) é uma forma de provocar o chefe do Executivo estadual com relação ao que considerou “inchaço da máquina”.
Deputado Gilmar Fabris rebate acusação de irregularidade na emissão, criticando os cálculos realizados
Políticos serão ouvidos em fevereiro
O ex-governador e atual senador Blairo Maggi (PR), o secretário-extraordinário da Copa, Éder Moraes (PR), e o deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) deverão ser ouvidos ainda este mês pela operação “Cartas Marcadas”, que aponta a emissão irregular de mais de R$ 490 milhões em cartas de crédito a servidores fazendários de Mato Grosso. A informação foi fornecida pela delegada Cleibe Aparecida de Paula, que participa das investigações ao lado dos delegados Rogério Modeli e Lindomar Tófoli, presidente do inquérito.