Noticias Politica MT
Disputa pelos cargos de 2º e 3º escalão da gestão Silval fica acirrada
Após a quase total definição dos cargos de primeiro escalão, os partidos políticos situacionistas já começam a se engalfinhar, nos bastidores, pelos cargos do segundo e do terceiro escalão, especialmente pelas presidências e diretorias financeiras dos principais órgãos estaduais e autarquias.
Ministra nega HC a juiz de MT
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, negou pedido de liminar ao juiz substituto de 2º grau, Cirio Miotto, que por meio de um habeas corpus solicitava ser reintegrado ao cargo após ser afastado do Tribunal de Justiça (TJ/MT) por suspeita de venda de sentença. Agora, o mérito será apreciado pelo plenário da Suprema Corte que já tem em mãos parecer contrário assinado pelo subprocurador geral da República, Edson Oliveira de Almeida.
Daltro nega crise e rota de colisão
O vice-governador e presidente estadual do PP, Chico Daltro, nega que o partido tenha entrado em crise por conta das indicações para compor o secretariado do governador Silval Barbosa (PMDB). Os rumores apontam que ele teria entrado em rota de colisão com o deputado federal Eliene Lima, a quem teria vetado para comandar a Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Julier Sebastião da Silva continua titular da 1ª Vara Federal; decisão é polêmica
Julier está impedido de julgar processo criminal
O juiz federal Julier Sebastião da Silva não vai mais julgar processos criminais nos próximos meses por conta de uma decisão de cunho administrativo do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região que remeteu a atribuição para a recém criada 7ª Vara Federal de Mato Grosso. Na prática, está impedido de expedir mandados de prisão e sentenças referentes a crimes ambientais e contra o sistema financeiro nacional como lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e evasão de divisas, exatamente temas que o projetaram no exercício da magistratura.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Amorim, assumiu a presidência do Legislativo no lugar de Ugo Padilha
Leverger tem 3º prefeito em um mandato
Num período de dois anos a cidade de Santo Antônio de Leverger está sob o comando do terceiro prefeito. O novo presidente da Câmara Municipal, vereador Ugo Padilha (DEM), assumiu o posto no lugar do vereador Harrison Ribeiro (PSDB).
O presidente da AL, deputado Mauro Savi, não soube precisar até quando o projeto será entregue novamente ao governo
Projeto de Zoneamento devolvido à AL
O governador Silval Barbosa (PMDB) informou ontem que atendeu o pedido de deputados e devolveu para a Assembleia Legislativa o projeto de Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso, que havia sido aprovado pelos parlamentares há pouco mais de um mês. O recesso parlamentar só termina em fevereiro próximo.
Ednilson Martins Barbosa: “Não gostei da situação que aconteceu, porém cada gestor tem uma forma de administrar”
Ednilson usará da experiência para sepultar os escândalos da era "Cabelo"
A posse do vereador Ednilson Martins Barbosa, em Arenápolis, nada lembrou o tumultuado dia da eleição que terminou em caso de polícia, quando Galdino Gomes de Paula, sentiu-se ameaçado por Cícero Francisco de Souza Neto e dirigiu-se para próximo dos policiais ao fundo do plenário.
Neurilan parabeniza Rubilan e propõe um pacto com os vereadores
A posse do vereador Rubilan Nunes de Oliveira como presidente da Câmara de Nortelândia, tinha tudo para ser algo previsível, tendo em vista que Rubilan passou a "faixa" de presidente do Poder Legislativo para ele mesmo, mas o prefeito Neurilan Fraga deu o ar de sua graça e mostrou o típico jeito Neurilan de discursar. O clima era amistoso, os Poderes Executivo e Legislativo em Nortalândia caminham lado a lado. Mas o gestor do município tem a característica de não mandar recado, nem deixar de falar o que pensa, com isso, iniciou o discurso pedindo um pacto com os vereadores e cobrou para que os parlamentares busquem recursos financeiros junto aos seus deputados.
Prefeito de Nortelândia Neurilan Fraga e presidente da Câmara Rubilan Nunes
Prefeito e Presidente da Câmara de Nortelândia são sabatinados
Durante o discurso da posse de Rubilan, o prefeito convocou os vereadores para cobrarem emendas dos deputados que cada um apoiou. Rubilan foi questionado quanto à atitude do gestor municipal, após concordar com a cobrança, acrescentou chamando a população para também participar.
Arenápolis: Farid Tenório destaca avanços de seu governo em 2010
Tenório disse que o município possui dividas altas com organismos federais, criadas pela irresponsabilidade de gestões anteriores e que hoje compromete a saúde financeira e a capacidade de investimentos de seu governo, citando como exemplo, uma divida milionária com a empresa fornecedora de energia elétrica no estado e que o município vinha recebendo a prestação do serviço por conta de uma liminar judicial. Para evitar transtornos futuros, a atual administração promoveu diversas reuniões com a diretoria da empresa e conseguiu negociar a divida e tirar o município da inadimplência.