Noticias Politica MT
Candidatos investem nas ruas, só petista não espalha propaganda
A 2 meses para o dia da eleição, os candidatos ao Palácio Alencastro intensificam a agenda com o intuito de serem lembrados nas urnas. A campanha nas ruas também criou "musculatura" nos últimos dias e vem se intensificando cada vez mais. Apenas o petista Lúdio Cabral e seu vice Francisco Faiad (PMDB) não utilizam o recurso de espalhar cavaletes e faixas pela cidade. Eles alegam entender que isso polui a cidade. Também há a questão do petista ser o autor da Lei Municipal 003/2010, que proíbe a colocação de cavaletes, faixas, cartazes e banners fixos em vias públicas da Capital.
Sob Wellington Fagundes, PR perde espaço em MT e só disputa em 4 das 15 cidades-pólos
Sob Wellington, PR perde espaço e só disputa pleito em 4 cidades-pólos
Dois anos após Blairo Maggi (PR) deixar o Governo para concorrer ao Senado o PR, que já foi o maior no Estado, perdeu espaço e deve ficar ainda menor após o pleito deste ano. A legenda é comandada pelo deputado federal Wellington Fagundes e disputa o comando de apenas 4 de 15 cidades-pólos de Mato Grosso e, em nenhuma delas, tem a certeza da vitória.
Lúdio Cabral, Dilceu Dal Bosco e Rogério Ferrarin, criticaram a atuação da Justiça
Candidatos judicializam pleito, mas também criticam atuação da Justiça
Virou moda os candidatos judicializarem as eleições em Mato Grosso ingressando ações, recursos e representações e, ao mesmo tempo, menosprezando e desqualificando a Justiça. Candidato de oposição à Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Rogério Pivetta Ferrarin (PMDB), é o terceiro que, por meio de sua assessoria jurídica, ataca decisão judicial.
Acadêmico de Direito da UNED, Cidinho tomou posse no Senado Federal
Após o licenciamento do senador Blairo Maggi para tratamento de saúde, o suplente Cidinho Santos (PR-MT), que é acadêmico do curso de Direito da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED), tomou posse como senador no dia 09 de agosto.
Record e TVCA realizarão 3 debates entre candidatos em Cuiabá
Daqui a um mês os candidatos a Prefeitura de Cuiabá enfrentarão o primeiro debate televisivo destas eleições e o único dos últimos pleitos até agora a ser realizado em horário diferenciado, durante o dia. O enfrentamento será transmitido pela TV Record, em 14 de setembro, das 11 às 13h10. O encontro será mediado pelo apresentador Lúcio Sorje, que na abertura explicará as regras e o objetivo da sabatina. Serão 4 blocos, sendo que o grande embate ficará para o último, quando os candidatos farão perguntas uns para os outros. Não poderão ter nas mãos nem celulares, muito menos papéis ou qualquer objeto.
Reginaldo dos Santos (PPS) figura com 1,2% das intenções de voto para vereador de Rondonópolis
Parlamentares Reginaldo, Manoel e Adonias são mais cotados à Câmara
Os vereadores Reginaldo dos Santos (PPS), Manoel da Silva Neto e Adonias Fernandes (ambos do PMDB) são os mais lembrados na corrida por cadeira na Câmara Municipal de Rondonópolis. Pesquisa espontânea do instituto Mark, feita em parceria com o RDNews entre 3 e 6 deste mês, aponta o nome de Reginaldo com 1,2% de preferência, seguido de Manoel, com 1,1%, e de Adonias, com 1%.
Com 49%, Percival segue com ampla liderança em Rondonópolis, diz Mark
O deputado Percival Muniz (PPS) segue na liderança absoluta na corrida à Prefeitura de Rondonópolis. A dois meses das eleições, o nome do socialista aparece com 49,4%, revela a segunda rodada da pesquisa Mark, feita entre os últimos dias 3 e 6. Em votos válidos (excluindo brancos e nulos), Percival teria hoje 64,6%.
Maioria dos candidatos a vereador em MT tem de 45 a 59
Dos 9,942 mil candidatos a vereador em Mato Grosso, 67,63% são homens. Apesar da dificuldade de muitas coligações para atender à legislação eleitoral e cumprir a cota de sexo, as mulheres ficaram um pouco acima do estipulado e atingiram 32,67% do total de postulantes a uma cadeira nos legislativos municipais.
No olho do furacão, Pedro Henry tem desempenho tímido na Câmara
Dados da Câmara dos Deputados mostram que a atuação do deputado federal Pedro Henry (PP) pode ser considerada pouco produtiva na legislatura atual (2011-2015). Apesar de ter sido barrado pela lei da Ficha Limpa sob acusação de compra de votos, ele conseguiu efetivar sua reeleição para o quinto mandato na Câmara, mas optou por continuar no comando da secretaria de Saúde de Mato Grosso, reassumindo o posto em Brasília (DF) em novembro de 2011. De lá para cá, Henry não apresentou projetos e se limitou a fazer três requerimentos. Também não foi designado relator de nenhuma proposta no período.
Eleitorado supera população em mais de 300 municípios
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que 305 municípios têm mais eleitores que habitantes, se levada em conta estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da população residente por município para 2011 – os dados são os mais atualizados do instituto e foram publicados no “Diário Oficial da União”.