Noticias Politica MT
STF julgará Henry na próxima quinta-feira
O deputado federal, Pedro Henry (PP/MT) que não carrega nenhuma condenação, pela Justiça a não se o fato de responder como réu no polêmico caso conhecido nacionalmente como Mensalão, um amontoado de acusações sem rumo e sem provas cabais, só ilações políticas que chegaram a deixar de fora a figura principal do suposto esquema, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, poderá passar a rol dos considerados abrangidos pela Lei da Ficha Limpa, o que o impediria, caso condenado, de disputar novas eleições. Henry está no quinto mandato de deputado federal, sempre eleito com altas votações que lhe garantem pela vontade popular a representatividade política e legislativa.
Júlio César Ladeia ex-prefeito de Tangará da Serra foi o último cassado em Mato Grosso por improbidade
Mato Grosso é o quarto em cassações de mandatos
As cassações em Mato Grosso fazem do Estado o quarto em maior número de prefeitos que perderam os cargos desde 2008. Dos 141 eleitos, 23 (16,31%) já foram cassados. A maioria é acusada de compra de votos e abuso de poder econômico. Mato Grosso está atrás apenas de estados como Piauí, com 50 prefeitos cassados, Minas Gerais (38) e Bahia (32). Diferente da realidade local, em nível nacional parte considerável (38,1%) dos 274 cassados é acusada de improbidade administrativa e não crime eleitoral.
Cuiabá: prefeito assina contrato de concessão da Sanecap
O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), assinou o contrato de concessão da Sanecap para a Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental) na sexta-feira (17), antes de se licenciar por um período de dez dias. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Comunicação, Carlos Brito (PSD), esta tarde. A assinatura ocorreu logo após a sabatina dos indicados para o comando da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Capital (Amaes). Depois da sessão, que aprovou os nomes de Karla Lavratti para o cargo de diretora-presidente e Jacírio Roque Maia como diretor-regulador. Eles seguiram para o Palácio Alencastro e participaram da solenidade.
Deputado propõe alteração na lei sobre pesca em Mato Grosso
O deputado estadual Zeca Viana (PDT) apresentou projeto de lei complementar que altera dispositivos da lei 9.096/2009 (política da Pesca em Mato Grosso), com a finalidade de conservar as espécies de peixes existentes nas bacias hidrográficas. O projeto estabelece a "Cota Zero" para o transporte de peixe nativo, oriundo de pesca amadora, em todos os limites territoriais de Mato Grosso. O intuito é de proteger espécies nas águas interiores, garantindo às comunidades ribeirinhas a produção de pescado em cativeiro.
Harisson tenta evitar suspensão de festa; bombeiros "barram"
O prefeito de Santo Antônio do Leverger, Harrisson Benedito (PSDB), bem que tentou impedir a suspensão da apresentação dos grupos de Carnaval diante dos cerca de 100 mil foliões que lotavam o espaço reservado ao evento neste sábado (18), mas não obteve êxito. Ele chegou a subir no palco para declarar no microfone que assumia os riscos por uma eventual fatalidade, ao que foi alertado por um dos bombeiros que poderia responder por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), se alguma tragédia acontecesse.
Ministério da Saúde quer realizar 3,4 milhões de testes rápidos antiaids este ano
O governo federal quer proporcionar este ano a realização de 3,4 milhões de exames rápidos antiaids. A meta foi anunciada nesse domingo (19), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na abertura dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí, no Rio.
Lei da Palmada corre o risco de não ser aprovada no Congresso
O polêmico projeto de lei que proíbe os pais de castigarem fisicamente os filhos corre o risco de não ser aprovado pelo Congresso Nacional. Depois da anuência, em caráter terminativo, da comissão especial criada para analisá-lo, o projeto deveria ter sido encaminhado ao Senado, mas está parado na Mesa Diretora da Câmara. O texto aguarda a votação de seis recursos para que seja votado também no plenário da Casa.
Cotado para assumir Secom é processado por improbidade e enriquecimento ilícito
Foto de Fabio Motta/AE O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, deve anunciar logo após o carnaval o novo titular da Secretaria de Comunicação. O atual, Osmar Carvalho, considerado o pára-raios do governo, pediu exoneração. Nos bastidores comenta-se que poderosos grupos de comunicação, ávidos por abocanhar maiores valores em publicidade, teriam pedido seu afastamento.
Um dos mais cotados para assumir a Secom-MT é o publicitário Carlos Eduardo Tadeu Rayel, ligado ao deputado federal e ex-governador Carlos Bezerra, para quem trabalhou na campanha de 1998. Em 2010 foi o marqueteiro de Silval Barbosa, também do PMDB.
Um dos mais cotados para assumir a Secom-MT é o publicitário Carlos Eduardo Tadeu Rayel, ligado ao deputado federal e ex-governador Carlos Bezerra, para quem trabalhou na campanha de 1998. Em 2010 foi o marqueteiro de Silval Barbosa, também do PMDB.