Noticias Politica MT
Pinheiro assume ameaçando mudar staff
Por 10 dias a prefeitura de Cuiabá será comandada mais uma vez pelo vereador e presidente da Câmara, Júlio Pinheiro (PTB). Após idas e vindas, o chefe do Executivo, Chico Galindo (PTB), resolveu tirar férias neste Carnaval. Numa sessão extraordinária ontem à tarde, o polêmico vereador mandou um recado a todos os secretários do staff.
A aprovação da lei da Ficha Limpa deverá alterar bastante o quadro eleitoral deste ano em todo Brasil
Lei afeta eleição nas grandes cidades
A aprovação da lei da Ficha Limpa pode alterar o cenário político nos principais municípios do Estado, como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres e Barra do Garças. Embora os critérios para definir um “ficha suja” já tenham sido determinados, ainda há dúvidas quanto à interpretação e aplicabilidade deles. Por isso, é prematuro citar todos os que serão “enquadrados” na lei.
Cuiabá: Galindo indica secretária para presidência de Agência
O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), indicou para o comando da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Capital (Amaes) a secretária municipal de Planejamento, Karla Regina Lavrati, e o diretor da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Jacírio Roque Maia.
Vereador permanece na liderança do Executivo
Com a decisão do diretório municipal do PSD de permanecer na base aliada do prefeito Chico Galindo (PTB), o vereador Everton Pop (PSD), que colocou seu posto de líder do Executivo na Câmara de Cuiabá no final do ano passado, foi reconvidado pelo petebista a permanecer no cargo.
Prefeito da capital de MT licencia-se por 10 dias na véspera do Carnaval
Às vésperas do início oficial do Carnaval, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo (PTB), decidiu licenciar-se do cargo. Por 10 dias, o prefeito interino da capital de Mato Grosso será o presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Pinheiro.
Juíza vê perseguição, aposta no CNJ e critica falta de apoio da associação
Reclusa num casarão com aparência proposital de semi-abandono em um bairro nobre da Capital, a juíza aposentada compulsoriamente pelo Tribunal de Justiça (TJ), Wandinelma Santos, aposta todas as fichas no pulso-firme dos ministros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para comprovar que é vítima de perseguição, desde 2003, quando denunciou suposto esquema de venda de sentença. Segundo ela, este foi o motivo preponderante de seu afastamento da magistratura, no último ano, sob acusação de falsidade e de ter burlado o banco de dados de processos do Judiciário, o Apolo. “Como posso ter violado, o sistema que o próprio tribunal considera inviolável?”, questiona.
Advogado diz que Lei da Ficha Limpa não deixa Mauro Mendes impedido para disputar a prefeitura de Cuiabá
O empresário Mauro Mendes (PSB), um dos principais nomes cotados para disputar a prefeitura de Cuiabá, não corre risco de ser considerado inelegível para o pleito eleitoral deste ano, após a validação da Lei Ficha Limpa, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nessa quarta-feira (17), segundo o advogado do socialista, Paulo Zamar Taques.
Secretário Eder Moraes estabelece prazo para conclusão das obras do VLT em Cuiabá e VG
Obra do VLT tem início programado para o 2º semestre
As obras do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho) estão programadas para iniciar ainda no primeiro semestre deste ano. Conforme anunciado pelo secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, durante audiência pública no Centro Cultural da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), na quinta-feira (16), o RDC (Regime Diferenciado de Contratação) permitirá agilidade no andamento dos trabalhos.
Decisão de suspender a lei é do juiz José Zuquim, atendendo a pedido do MPE
Justiça suspende a Lei do Zoneamento em Mato Grosso
O juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente, José Zuquim Nogueira, deferiu, na quinta-feira (16), uma liminar pleiteada pelo Ministério Público Estadual (MPE), determinando a imediata suspensão dos efeitos dos dispositivos da Lei Estadual nº 9.523/2011, que instituíram o Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT).
Galindo já contrata equipe para o marketing e dá sinais de candidatura
O prefeito de Cuiabá Chico Galindo, embora negue, dá sinais de que deve concorrer à reeleição. Ele contratou uma equipe de marketing para avaliar e apresentar sugestões com vistas a melhorar e potencializar a imagem da administração. Por enquanto, os índices de avaliação não são nada animadores, mas Galindo aposta que conseguirá reverter o quadro negativo. Uma das propostas da assessoria é do petebista sair mais para os bairros, encarar as demandas da comunidade e se fazer presente nos eventos. E Galindo demonstra que vai seguir as dicas. Nesta quinta à noite, por exemplo, ele fez questão de abrir o tradicional Baile da Cidade, pontapé do Carnaval em Cuiabá. Até arriscou sambar, junto com a primeira-dama Sueli.