Noticias Politica MT
Meraldo defende em Arenápolis repasse mínimo de ICMS para os municípios
Dando prosseguimento à agenda de visitas aos prefeitos, com o objetivo de estreitar a relação da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), no que vem sendo chamado de descentralização das ações administrativas da direção da entidade, o presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, defendeu no encontro com o colega de Arenápolis, Farid Tenório, um repasse mínimo de ICMS as prefeituras do estado, como forma de diminuir as desigualdades existentes.
Populares vaiam Henry durante audiência sobre OSs
Uma vaia coletiva compartilhada por aproximadamente 600 pessoas foi o que se destacou logo no início da audiência pública por volta das 15h desta quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa, para se discutir a saúde e o novo sistema de gestão que o secretário Pedro Henry (PP) pretende implantar no Estado, onde os hospitais regionais passariam a ser administrados por Organizações Sociais (OS), uma espécie de terceirização. O clima ficou quente diante da insatisfação dos manifestantes que gritaram e aplaudiram de forma irônica o discurso de Henry que está a pouco mais de 3 meses no cargo de secretário de saúde do Estado.
AMM vai defender prefeitos contra ações do MP
Durante encontro com o prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga (PR) e secretários municipais, o presidente da AMM e prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá, anunciou que participará de um movimento nacional contra a intervenção do Ministério Público nas administrações municipais.
Matéria do “Fantástico” reforça posição de Sérgio Ricardo contrária aos radares eletrônicos
Matéria investigativa em todo o Brasil exibida na edição deste domingo (13/03) pelo “Fantástico” da Rede Globo confirmou as denúncias feitas pelo deputado Sérgio Ricardo contra a indústria das multas por meio do uso de radares e lombadas eletrônicas.
Vereador propõe projetos que defendem a preservação ambiental
Defender o meio ambiente e recuperar áreas de risco é uma das lutas da população como um todo. Prova disto são inúmeras campanhas que vêm sendo realizadas no país e no mundo. O vereador Miltão Gomes da Costa (PMDB), preocupado com a causa, tem elaborado projetos que garantem a preservação do meio ambiente.
Dilmar pleiteia "brigar" pela relatoria da CPI das Hidrelétricas
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) pretende "brigar" pelo posto de relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a concessão de licenças para instalação das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Mato Grosso. O democrata foi um dos primeiros a requerer informações sobre estes benefícios junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Maia reage às declarações de Riva e nega pressão aos deputados
O secretário estadual de Meio Ambiente Alexander Maia negou ter feito qualquer tipo de pressão para que os deputados não criassem a CPI das PCHs. Ele argumentou que apenas conversou com os parlamentares sobre o assunto por não entender os motivos que levaram à criação da comissão. “Afinal nunca me neguei a prestar todos os esclarecimentos e a responder os requerimentos dos parlamentares”, ressaltou Maia, numa resposta ao presidente da Casa, José Riva (PP). Na semana passada, inclusive, o progressista ressaltou que Maia está se preocupando à toa, já que as suspeitas de irregularidades não recaem sobre a sua gestão.
Araí vai assumir Saúde em Cuiabá, diz Marinho
O deputado Luiz Marinho afirmou que o médico Araí Fonseca será a indicação do PTB para ocupar a pasta de Saúde da Capital no lugar de Maurélio Ribeiro, que pediu exoneração no início do mês. O parlamentar, entretanto, frisou que a escolha da sigla não tem como embasamento a formação profissional. "O problema da saúde hoje é de gestão. Não precisa ser médico para ser um bom administrador", pontuou.
Emanuel quer vaga de Daltinho na AL
O segundo suplente da Coligação Mato Grosso em 1º Lugar (PR, PT e PMDB), Emanuel Pinheiro (PR), ingressou com um recurso no STF para reconquistar o direito de legislar no lugar da deputada titular, Teté Bezerra, que se licenciou para comandar a secretaria estadual de Desenvolvimento de Turismo. Até o final de fevereiro, o republicano ocupava a cadeira de Teté, mas, por força de uma decisão judicial, perdeu o cargo para o peemedebista Adalto de Freitas, o Daltinho. Os republicanos então tiveram de fazer uma “manobra” para beneficiá-lo e Mauro Savi (PR) se licenciou, abrindo espaço para o colega por 121 dias.
É uma vergonha para MT ter o Bosaipo no TCE, dispara Taques
Autor das denúncias que culminaram na Operação Arca de Noé, o ex-procurador da República Pedro Taques, hoje senador pelo PDT, afirma que é uma vergonha para Mato Grosso ter Humberto Bosaipo no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE). “Mais uma vez Mato Grosso vai aparecer de forma negativa na imprensa nacional pelos atos de improbidade cometidos por Bosaipo”, dispara Taques.