Publicado em Terça - 10 de Março de 2020 | por Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Cientista tem que começar a falar com o público, diz pesquisadora

Por isso, em vez de seguir com foco em uma especialização, a pesquisadora optou por guiar a carreira pelas necessidades apresentadas de tempos em tempos, traduzidas em disponibilidade de dinheiro nacional ou estrangeiro. “Aqui no Brasil, eu acho que a gente muda muito de acordo com o recurso.

Leia mais...
Almir R. Ferreira/Scapi IMT

Aline Ramos diz que projeto, além de possibilitar que o consumidor cultive seu próprio alimento sem a necessidade de um grande espaço físico ou de conhecimentos técnicos, evita o máximo de desperdício de água — Foto: Arquivo pessoal
Aline Ramos diz que projeto, além de possibilitar que o consumidor cultive seu próprio alimento sem a necessidade de um grande espaço físico ou de conhecimentos técnicos, evita o máximo de desperdício de água — Foto: Arquivo pessoal

Pesquisa aponta soluções para redução dos efeitos das variações climáticas em MT

Publicado em Quinta - 10 de Outubro de 2019 | por Da Assessoria/Unemat

A pesquisa será finalizada em 2020 e o professor socializará seus resultados com as prefeituras dos municípios envolvidos, com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento do planejamento urbano com especificidades do que fazer em cidades com mais e com menos de 20 mil habitantes.

Leia mais...
William Kaelin e Gregg Semenza, dos EUA, e Peter Ratcliffe, do Reino Unido, ganham o Prêmio Nobel de Medicina — Foto: Jonathan Nackstrand / AFP
William Kaelin e Gregg Semenza, dos EUA, e Peter Ratcliffe, do Reino Unido, ganham o Prêmio Nobel de Medicina — Foto: Jonathan Nackstrand / AFP

Nobel de Medicina vai para William Kaelin, Sir Peter Ratcliffe e Gregg Semenza

Publicado em Segunda - 07 de Outubro de 2019 | por Por Lara Pinheiro, G1

A importância da pesquisa se deve, disseram os especialistas, ao fato de que as células precisam ser capazes de perceber a quantidade de oxigênio disponível para adaptar sua atividade metabólica.

Leia mais...

Pesquisa identifica composto com potencial para tratamento da malária

Publicado em Quarta - 04 de Setembro de 2019 | por Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil São Paulo

A ação do composto testado na pesquisa afeta o parasita em diferentes estágios de desenvolvimento, o que o torna mais eficiente. A substância tem eficácia na fase assexuada do parasita, quando ele se prolifera dentro da célula humana e provoca os sintomas, quanto na fase sexuada, quando pode ser transmitido de volta para o inseto vetor e completa o seu ciclo, podendo infectar outras pessoas.

Leia mais...

Pesquisadores desenvolvem protocolos de preservação de sementes de árvores do Pantanal

Publicado em Quinta - 29 de Agosto de 2019 | por Hemilia Maia/Da Assessoria

Treze pesquisadores desenvolveram os protocolos de congelamento e de descongelamento de sementes de 10 espécies de árvores florestais que compõe o bioma Pantanal.

Leia mais...

Biocarvão pode ser usado para recuperar solo degradado, indica estudo

Publicado em Segunda - 26 de Agosto de 2019 | por Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

Os pesquisadores aplicaram o biocarvão no solo, na proporção de 15 toneladas por hectare, depois de análises preliminares.

Leia mais...

MT desenvolve variedade genética de maracujá com melhor qualidade

Publicado em Sexta - 23 de Agosto de 2019 | por Diário de Cuiabá

Ainda de acordo com o pesquisador, Mato Grosso possui mais de 100 mil pequenas propriedades rurais e a cultura do maracujá é ideal para estas propriedades por ter um alto rendimento financeiro em pequenas áreas.

Leia mais...

Cochilo durante o dia pode antecipar doença de Alzheimer

Publicado em Terça - 13 de Agosto de 2019 | por O Dia

A nova pesquisa demonstra que essas regiões cerebrais (incluindo a parte do cérebro afetada pela narcolepsia) estão entre as primeiras vítimas de neurodegeneração na doença de Alzheimer. Portanto, cochilos diurnos excessivos – particularmente quando ocorre na ausência de problemas significativos de sono noturno – poderiam servir como um sinal de alerta precoce da doença.

Leia mais...

UFMT desenvolve produto que elimina larvas do Aedes aegypti

Publicado em Quarta - 22 de Maio de 2019 | por Diário de Cuiabá

Os resultados da pesquisa demonstram que estes compostos matam 100% das larvas do inseto em poucos minutos e são eficientes mesmo em baixas concentrações, mantendo sua atividade larvicida por até 30 dias, conforme informações da assessoria de imprensa da UFMT. O produto é ecologicamente amigável, ou seja, atinge seletivamente larvas do mosquito Aedes aegypti. Além disso, pode ser utilizado tanto em ambientes já contaminados, quanto para a prevenção.

Leia mais...