Noticias Politica Brasil
OAB comemora aprovação do Ficha Limpa na Câmara
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se manifestou oficialmente, nesta terça-feira, a respeito do desfecho da votação, pela Câmara dos Deputados, do projeto Ficha Limpa. Ophir Cavalcante, presidente da entidade, comemorou a aprovação do projeto que impede candidaturas de políticos condenados pela Justiça e que agora segue para o Senado. Para Cavalcante, o fato demonstra que a sociedade brasileira clama por mudanças "e quer melhorar a cara política no País". Ao assegurar que a OAB manterá a intensa mobilização e empenho em favor da matéria, Cavalcante afirmou: "É preciso que os candidatos tenham compromisso com a ética na política, para fazê-la de forma correta, de forma republicana, e não fazendo dela uma extensão de seus interesses privados".
Líderes fecham acordo para manter texto do "ficha limpa"
Os líderes de partidos da Câmara dos Deputados fecharam nesta terça-feira (11) um acordo para manter o texto do projeto ficha limpa, que visa proibir a candidatura de políticos condenados pela Justiça em processos que ainda não foram concluídos. Para isso, serão retirados alguns dos nove destaques que podem alterar a composição original do projeto. Os deputados ainda avaliam quais das emendas serão retiradas.
Ministério da Justiça diz que Tuma Jr. vai se licenciar do cargo
A assessoria de imprensa do Ministério da Justiça informou na tarde desta terça-feira (11) que o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, vai se licenciar do cargo por 30 dias. A decisão ocorre depois de reunião com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto –a segunda em menos de 24 horas.
Câmara vota hoje destaques do Ficha Limpa, mas lei pode ficar de fora destas eleições
Câmara vota hoje destaques do projeto Ficha Limpa
A Câmara dos Deputados deve retomar nesta terça-feira (11) a votação dos destaques do projeto de lei Ficha Limpa, que veta a candidatura de políticos condenados em segunda instância. Na semana passada, o plenário da Câmara já havia aprovado o texto base da proposta, mas ainda falta votar os destaques sugeridos por parlamentares que pedem mudanças no texto.
""Autonomia é inquestionável"", reage Dilma
A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse ontem no Rio que a relação do governo com o Banco Central deve ser marcada pela "serenidade" e considerou "importantíssima" a autonomia operacional da instituição. Ela defendeu a atuação do BC durante a crise econômica global. Foi uma resposta às críticas do tucano José Serra à instituição.
PT e PSDB se comprometem a barrar os "fichas-sujas"
Além do compromisso firmado no auditório do Grupo Estado, dirigentes dos dois partidos falaram
Leia mais...
sobre as visões das respectivas siglas sobre reforma da Previdência e políticas econômica e externa
Deputados podem ter folga de dois meses para assistir à Copa do Mundo
Já pensou se você ganhasse folga para assistir a todos os jogos da Copa que quisesse? É o que governo e oposição na câmara estão defendendo, mas só para os próprios parlamentares.
Tuma Jr. deixa reunião após três horas sem dizer se continua no cargo
Após mais de três horas de reunião a portas fechadas com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, deixou o encontro sem responder se continuava no cargo. O ministro também não revelou o resultado da reunião. Segundo a assessoria de Tuma, ele permanece na secretaria. Tuma Júnior é suspeito de envolvimento com a máfia chinesa de São Paulo e ainda está no centro de denúncias de suposto tráfico de influência, o que ele nega.
Presidente do TSE diz a líder do governo que ficha limpa não vale para 2010
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta segunda-feira que o entendimento do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, sobre o projeto ficha limpa é o de que a proposta não valerá para as eleições deste ano.