Noticias Politica Brasil
Presidente da OAB causa mal-estar na posse de Peluso
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados Brasil), Ophir Cavalcante, provocou hoje um mal-estar no plenário do Supremo Tribunal Federal, ao iniciar seu discurso na posse do novo presidente da corte, ministro Cezar Peluso.
Mendes neutralizou "surtos autoritários", diz Celso de Mello
O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello afirmou hoje que o colega Gilmar Mendes, ex-presidente do tribunal, atuou durante seu mandato de forma "independente" e "vigorosa", o que, segundo ele, neutralizou "surtos autoritários registrados no interior do próprio aparelho de Estado".
Lula evita responder às críticas de Ciro; PT vê mágoa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou responder às críticas de seu ex-ministro, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Em entrevista ao portal iG, Ciro fez duras críticas a Lula e ao PT.
Cezar Peluso assume Supremo hoje com decisões importantes à frente
Ministro Cezar Peluso assume nesta sexta presidência do STF
O ministro Cezar Peluso assume nesta sexta-feira (23) a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), após o tribunal ter sido comandado durante dois anos pelo ministro Gilmar Mendes. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo em 2003, Peluso é apontado como um ministro mais reservado do que Mendes, cuja gestão foi marcada por polêmicas.
Peluso troca ""superexposição"" por discrição no STF
A superexposição do Supremo Tribunal Federal (STF) nos últimos dois anos termina hoje. Começa agora, com a presidência do ministro Cezar Peluso, um período de reserva. Com estilo diferente do presidente do STF, Gilmar Mendes, Peluso já deixou claro que prezará pela contenção ou, nas palavras do próprio, adotará postura de severidade e gravidade, características que ele considera virtudes tradicionais de um magistrado e fundamentais para garantir o prestígio e a confiança na justiça.
Serra e Lula acompanham posse de Lewandowsky no TSE
O presidenciável José Serra (PSDB) interrompeu a pré-campanha ao Palácio do Planalto para acompanhar nesta quinta-feira a posse do ministro Ricardo Lewandowsky na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Assim como Serra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participa do evento --mesmo depois de ter sido multado em R$ 15 mil pelo tribunal por propaganda eleitoral antecipada.
TSE abre conta no Twitter no dia da posse de Lewandowski
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou nesta quinta-feira (22) um perfil oficial no Twitter para divulgar informações sobre a instituição. O STF (Supremo Tribunal Federal) e o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) já tinham suas contas, por meio das quais divulgam suas atividades. Com isso, fica completa a tríade dos tribunais federais no microblog.
Ministro Cezar Peluso toma posse como presidente do CNJ nesta sexta-feira
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, assume a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do STF nesta sexta-feira (23/4). A cerimônia de transmissão de cargo do atual presidente, ministro Gilmar Mendes, para Peluso será realizada a partir das 16h no Plenário do STF. O ministro Carlos Ayres Britto também tomará posse como vice-presidente do CNJ e do STF. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participará da solenidade, que será transmitida ao vivo pela TV Justiça (canal 53-UHF, em Brasília; canal 64, em São Paulo, SKY, canal 117) e pela Rádio Justiça (104.7 FM, em Brasília), inclusive pela internet.
TSE troca presidência com desafio de fiscalizar partidos e candidatos nas eleições 2010
TSE troca comando com desafio de fiscalizar partidos e candidatos
Nos próximos dois anos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) será comandado pelo ministro Ricardo Lewandowski, que nesta quinta-feira (22) assume a vaga comandada desde 2008 pelo colega Carlos Ayres Britto. Na cerimônia de posse, que será realizada no plenário do tribunal a partir das 19h, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha assume a vice-presidência da Corte.
Lula defende prioridade para reforma política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista publicada ontem pelo jornal Correio Braziliense, que será "uma pedra no calcanhar do PT" para que o partido "coloque a reforma política como prioridade".