Noticias Economia
Pontualidade de pagamento das micro e pequenas cai pelo 6º mês seguido
A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas caiu pelo sexto mês seguido na comparação anual em agosto, para o patamar de 95,2%, aponta nesta quarta-feira (21) a Serasa Experian. Isso significa que, durante o mês, a cada 1.000 pagamentos realizados, 952 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Em agosto de 2010, a pontualidade de pagamentos estava em 95,7%.
Preço do diesel pode subir nas rodovias
Preço do litro do óleo diesel poderá aumentar até 10 centavos nos postos de rodovias em Mato Grosso. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23) pelo presidente do Sindicado do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo/MT), Aldo Locatelli, ao explicar que a majoração será decorrente do cumprimento da resolução 3.658 de abril deste ano, publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que entra em vigor a partir de 1º de outubro.
Petróleo nos EUA fecha semana com queda de 9,2%
Os futuros do petróleo fecharam em queda nesta sexta-feira nos Estados Unidos, em dia de volatilidade com a crise na zona do euro aumentando os temores sobre a economia, que levaram os preços a cair mais de 9% nesta semana.
Carga tributária de 2010 sobe para 33,5% do PIB
A carga tributária subiu para 33,56% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 23, pela Receita Federal. O crescimento foi de 0,42 ponto porcentual ante 2009, quando a carga tributária foi de 33,14% do PIB.
BC está preparado para intervir no câmbio se necessário, diz Tombini
O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse nesta sexta-feira que a instituição está atenta à evolução do mercado de câmbio e tem os instrumentos para garantir que ele funcione de forma adequada.
Construção civil é principal destaque na geração de empregos em Cuiabá
A construção civil foi o setor que mais contribuiu na geração de empregos em Cuiabá, mês passado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado esta semana, com 772 pessoas empregadas a mais (2.435 admissões e 1.663 demissões). É o setor, também, que tem o segundo maior desempenho no ano, somando 2.450 trabalhadores a mais, ficando atrás apenas da prestação de serviços que, desde janeiro, contratou 2.635.
Análise: fundos de pensão fechados lutam para fugir da decadência
Eles têm poder e dinheiro, mas os fundos de pensão, setor cuja especialidade é se preparar para o longuíssimo prazo, parece não estar otimista quanto ao seu próprio destino no Brasil. O segmento ainda figura como um dos principais motores do capitalismo no País. Com R$ 545 bilhões, sobretudo de gigantes como Previ e Petros - dos funcionários do Banco do Brasil e da Petrobras, respectivamente - essas instituições são vistas como importantes financiadoras dos grandes projetos de infraestrutura para sustentar uma economia crescendo cerca de 4%.
BC intervém no mercado futuro para frear alta do dólar
O Banco Central vendeu 2,7 bilhões de dólares em contratos de swap tradicional em leilão nesta quinta-feira, reduzindo a alta do dólar.
Capes adverte para mau uso de dinheiro do pré-sal na educação
Estudo realizado pelo diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), João Carlos Teatini de Souza Clímaco, aponta que os municípios ricos (em tese, com mais recursos para investir em educação) têm redes de ensino público com baixo desempenho.
Banco do Brasil reabre prazo para renegociação de dívidas em MT
Além da exclusão dos encargos de inadimplência, para as renegociações formalizadas até o próximo dia 29 de setembro e com pagamento de 10% de entrada, o banco está oferecendo as seguintes condições.